A vereadora Filipa Brunelli (PT) solicitou seu afastamento do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Araraquara no caso da suposta “rachadinha” envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas). A vaga será ocupada por Fabi Virgílio (PT), suplente da colega de partido.
Brunelli também pediu que o presidente da Casa de Leis, Rafael de Angeli (Republicanos), seja convocado para prestar esclarecimentos ao conselho após ter declarado publicamente que acredita na inocência do acusado. Além disso, Brunelli defende o afastamento cautelar de Sponton de suas funções como vice-presidente da Câmara. Veja vídeo abaixo.
CASO SPONTON
A denúncia contra Sponton veio à tona após relatos de que ele estaria envolvido em um esquema de “rachadinha”, prática ilegal que consiste na apropriação indevida de parte dos salários de assessores parlamentares. O caso segue em apuração no Conselho de Ética da Câmara.
Segundo Filipa Brunelli, sua saída do Conselho de Ética se dá para garantir isenção nas investigações e evitar qualquer tipo de questionamento sobre sua imparcialidade.
O pedido de afastamento cautelar de Sponton também foi colocado em pauta. Para Brunelli, a medida garantiria que as investigações transcorram sem interferências.