Um áudio que tem se espalhado através do WhatsApp, tem causado medo e dúvidas na população de Araraquara-SP. Nele, uma mulher se apresenta como estagiária de uma UBS da cidade e diz que após um trabalho da equipe do “consultório na rua”, foi detectado que moradores em situação de rua estariam com tuberculose.
“Eles (ambulatório na rua), vieram aqui na Santa Cruz e quase 30 pessoas foram positivadas pra tuberculose…. Se vocês passarem na Santa Cruz, ou pararem no sinal, que não é pra abaixar o vidro e nem dar atenção, porque eles estão todos positivados para tuberculose e estão fazendo tratamento…” diz a mulher em um dos trechos do áudio.
Após o compartilhamento em outros grupos, o arquivo se espalhou e o questionamento chegou até a Prefeitura Municipal, que desmentiu o fato através de nota emitida nesta terça-feira (6). Acompanhe na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara esclarece que é falsa a informação divulgada em um áudio que circula pelas redes sociais, no qual uma mulher afirma que moradores em situação de rua na Praça Santa Cruz estariam com tuberculose e representariam risco de contaminação para pedestres e motoristas que passam pelo local.
Esclarecemos que, há 15 dias, a equipe do Consultório na Rua diagnosticou um único caso da doença, em um homem em situação de rua. Desde o diagnóstico, ele vem sendo acompanhado pela equipe de saúde e está realizando o tratamento com medicação diária supervisionada.
O paciente também passará por avaliação com pneumologista nesta quarta-feira (7). Importante destacar que, por estar em tratamento com medicação adequada, ele não é mais considerado bacilífero, ou seja, não transmite a doença.
Desde a confirmação do caso, a equipe do Consultório na Rua tem intensificado o monitoramento na Praça Santa Cruz e já realizou testes em 18 outras pessoas em situação de rua que frequentam a região, com 100% dos resultados negativos para tuberculose.