A cidade de Araraquara aparece em novo ranking como a 12ª melhor cidade em qualidade de vida. Gavião Peixoto é novamente considerada a melhor do Brasil.
Esta é a segunda edição do Índice de Progresso Social (IPS Brasil) e foi divulgado na quinta-feira (29).
O índice é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias (países, estados, municípios e até comunidades). Ele é desenvolvido pela organização internacional Social Progress Imperative (SPI), a qual coordena a publicação anual do IPS para 170 países desde 2014
Base de dados
O levantamento é feito através do cruzamento de dados de 57 indicadores sociais e também ambientais. Os dados são separados em três grupos principais: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades (confira os dados completos no PDF).
A cidade de Araraquara, aparece nesta edição entre as 20 melhores do Brasil, ocupando a 12ª posição, com a pontuação de 69,64 (que vai de 0 a 100). Em 2024, Araraquara era 10ª colocada. Entre os municípios, o melhor em qualidade de vida no Brasil é novamente Gavião Peixoto (assim como em 2024), com 73,26 pontos. Segundo o índice, a maioria das piores cidades em qualidade de vida estão localizadas no Pará. Confira abaixo os dois rankings:

Em relação aos municípios com população entre 100 e 500 mil habitantes, Araraquara fica em 3º lugar, atrás apenas de Jundiaí-SP (1º) e Nova Lima-MG (2º):

Entre as capitais, Curitiba se destaca em 1º lugar:

De acordo com o relatório, medir a situação social de municípios numa frequência anual é essencial para captar mudanças e tendências e contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas e a melhoria da gestão pública local.