As Guerreiras Grenás apresentaram oficialmente o treinador Léo Mendes para o segundo semestre de 2025. Na manhã desta terça-feira (1), em coletiva realizada na Fonte Luminosa, o novo comandante das Guerreiras se mostrou bastante contente com este novo desafio. Ele retorna ao time feminino depois de nove anos e firmou contrato com o clube até 31 de dezembro de 2027.
A diretora de futebol feminino, Nuty Silveira, deu as boas-vindas ao novo treinador e enalteceu o vínculo de Léo Mendes com a cidade de Araraquara, além de também ter trabalhado com o profissional em 2015, quando era atleta e esteve na disputa da Libertadores, quando a equipe foi campeã pela primeira vez. Ela também entregou uma camisa personalizada para o comandante grená, com número 25, referente ao ano de seu retorno.
“O Léo ele já trabalhou com futebol feminino, aqui mesmo na Ferroviária, onde conquistou o primeiro título da Libertadores, em 2015, e também com o futsal feminino. Há também a questão de identidade com o projeto. Ele [Léo], por ser de Araraquara, e ter trabalhado também com categorias de formação no time masculino Sub-20 e experiência como interino no profissional da Ferroviária, tem a questão cultural com a cidade. Ele saiu para continuar trabalhando com a base no Palmeiras e, por último, no Bahia, mas é um profissional que já trabalha com jovens. E, pensando em todo nosso projeto, que é um planejamento a longo prazo, mas também de trabalhar com jovens atletas e desenvolve-las, o nome do Léo faria todo sentido e que bom que deu certo de estar aqui conosco”, declarou Nuty.
Já Léo Mendes, em sua chegada, se mostrou contente por retornar à Araraquara e confiante no trabalho a ser realizado com as Guerreiras. O treinador não vê a hora de estar no campo para iniciar os trabalhos. Por conta da disputa da Copa América Feminina, as competições estão pausadas e serão retomadas apenas em agosto.
“Eu estou muito feliz por este retorno e por toda a receptividade de estar de volta à minha casa. Estou extremamente ansioso para estar no campo, que é o meu lugar e é ali que eu gosto, mas esta primeira semana será importante para nos organizarmos e conhecermos todos os membros da comissão técnica. A gente já tem conversado bastante, alguns presencialmente, outros por telefone. Eu tive uma impressão muito boa das pessoas e isso me deixa muito tranquilo, pois é isso que faz a diferença dentro de um projeto. Na Ferroviária tem profissionais que estão engajados para que este projeto seja o principal do país”, declarou Léo.
O treinador araraquarense de 45 anos afirmou o desejo de oportunizar atletas vindas das categorias de formação ao elenco principal, o que contribui também com outros profissionais que fazem parte desta construção com as mais jovens e por serem da cidade.
“Este projeto pensa muito no futuro, principalmente na formação de jovens atletas. Eu acredito que, facilmente, conseguiremos ter essa conexão entre a base, por ser da cidade e pelos outros profissionais, treinadores das outras categorias serem de Araraquara, e acho que isso engrandece muito o projeto, fortalece a raiz das pessoas que nasceram, cresceram e aqui. A ideia é ter um elo com todas as comissões das categorias de formação para possam ajudar, primeiro a equipe, e depois na transição das atletas”, contou.
A reestreia de Léo Mendes a frente das Guerreiras Grenás será diante do Red Bull Bragantino, partida marcada para domingo (3/8), na Fonte Luminosa, válida pela quinta rodada do Paulistão Feminino.

Texto e fotos: Rafael Zocco/Ferroviária
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.