A Câmara Municipal de Araraquara marcou para a próxima segunda-feira (18), a partir das 10h, em sessão extraordinária, a votação do parecer das comissões sobre a denúncia contra o vereador Emanoel Sponton (Progressistas), acusado de cometer ‘rachadinha’ – quando o parlamentar fica com parte do salário de seus assessores.
O processo pode resultar na cassação do mandato do vereador, que firmou acordo com o Ministério Público para devolver recursos e pagar multa, se livrando de condenação criminal.
Sponton terá até duas horas para apresentar sua defesa durante a sessão. A denúncia foi aceita no Conselho de Ética e resultou na abertura da Comissão Processante, que apresentou seu relatório final pela cassação do mandato do parlamentar.
Denúncia
Sponton foi acusado por ex-assessoras de ficar com parte de seus salário. Uma assessora entregou ao Ministério Público (MPSP) comprovantes de transferências Pix para a conta da mãe do parlamentar. O vereador alega que esse dinheiro seria para alimentar o caixa da associação de bairro, que está problema no CNPJ.