O CEREST – Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador – de Araraquara realizou na última sexta-feira (15) uma capacitação em Saúde do Trabalhador para aproximadamente 25 profissionais da saúde e de vigilância epidemiológica e sanitária da cidade de Borborema.
O encontro teve como objetivo orientar a atenção primária em saúde para um olhar mais atento, identificando possíveis relações entre os sintomas dos pacientes atendidos com as condições de trabalho desses profissionais. Outro ponto da capacitação foram as orientações no sentido de melhorar a qualidade das notificações dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, para que os dados correspondam ao cenário real. Isso possibilita atuar não apenas de maneira paliativa, mas, também, preventiva.
Celina Garrido, chefe de unidade do CEREST e responsável pela formação, enfatiza a importância do evento. “Com ações como esta, estamos melhorando a qualidade do atendimento em saúde do trabalhador, bem como melhorando a qualidade das notificações. Somente com dados mais precisos conseguimos atuar para a prevenção de agravos à saúde e garantir sua qualidade de vida, afinal, é no trabalho onde permanecemos a maior parte do nosso tempo”.
Também estiverem presentes na capacitação os técnicos do CEREST: Isabel Rodrigues (fiscal municipal), Fernanda Coelho (técnica de enfermagem) e Vanessa Ramos (assistente social). A capacitação foi realizada em articulação com a diretoria de Vigilância Sanitária de Borborema, e um novo treinamento está previsto para o dia 29 deste mês, para terminar de formar o maior número possível de agentes de saúde do município.
A mesma ação vem sendo desenvolvida em todas as cidades onde o CEREST atua, para qualificar o atendimento à rede e cumprir com a missão de atender a todos os trabalhadores, independentemente do tipo de vínculo empregatício (formal, informal, público, privado, autônomo etc.) e da localização (urbana ou rural), desempregados e pessoas aposentadas com doenças relacionadas ao trabalho. As atividades do Centro são direcionadas e buscam promover, proteger, prevenir e reabilitar a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Além de Araraquara, a área de atuação do CEREST inclui outras 17 cidades: Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.