Políciais civis da SIG de Taquaritinga-SP, prenderam na tarde desta seguna-feira (1), o terceiro suspeito de participar da morte de Vanderlei Marsico, ex-prefeito da cidade.
Anteriormente, outros dois indivíduos foram detidos pelo crime e estão sob custódia da justiça.
O corpo do ex-prefeito Vanderlei José Mársico, de 74 anos, foi encontrado pela funcionária de sua residência, no dia 10 de julho deste ano. O corpo tinha sinais de um crime praticado de forma violenta e o carro da vítima foi levado da residência, apontando um possível latrocínio (roubo seguido de morte).
O veículo Mercedes foi localizado posteriormente na zona rural do município. Poucos dias após o crime, um adolescente apontado como um dos participantes, foi detido no Estado de Santa Catarina.
Em seu depoimento, o adolescente alegou que teve uma discussão com Marsico após este lhe negar uma carona, fato este que teria gerado troca de ameaças. Depois disso, ele supostamente teria praticado o crime por vingança, mas a versão era vista com cautela pelos investigadores.
Um segundo homem foi preso posteriormente e nesta segunda-feira, o terceiro. Contra este último, segundo o delegado Fábio Habib Calazans, já existiam dois mandados de prisão preventiva em aberto por outros crimes, além de uma condenação em regime fechado.

De acordo com as informações, as impressões digitais colhidas no carro da vítima pelos peritos do Instituto de Criminalística (IC), de Araraquara-SP, apontaram compatibilidade com as do indivíduo.
Além disso, as investigações apontaram a participação do homem, apesar dele negar quaquer envolvimento com o caso. Após ser ouvido e registrados os trablahos, ele foi levado para a Cadeia de Santa Ernestina-SP e o caso segue sendo apurado.
Trajetória
Vanderlei José Mársico teve uma trajetória política marcante na cidade, onde exerceu dois mandatos como prefeito entre 2017 e 2024. Além da atuação política, era empresário, comunicador e fundador da Rádio Canal Um 93,7 FM e pai de sete filhos.
Fonte e foto: O Defensor