InícioCidadesCidadeExoneração de Danilo Soler deixa GCM de Araraquara sem comando

Exoneração de Danilo Soler deixa GCM de Araraquara sem comando

Subcomandante, corregedor e inspetores entregam cargos em apoio ao ex-comandante

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara ficou sem comando pela primeira vez em 24 anos após a exoneração do comandante Danilo Soler, ocorrida na quarta-feira (17). Em solidariedade a ele, o subcomandante, quatro dos cinco inspetores e o corregedor que ocupavam cargos de confiança também entregaram seus postos nesta quinta-feira (18).


Em nota, Soler afirmou ter sido afastado por não compactuar com perseguições, vaidades políticas e pedidos contrários ao interesse público. A carta coletiva de exoneração dos demais GCMs também cita ingerências do secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Adalberto José Ferreira, que, segundo eles, comprometiam a autonomia da corporação.


O Sindicato dos Servidores Municipais (SISMAR) classificou o episódio como mais um caso de assédio moral dentro da gestão municipal e informou ter levado a denúncia ao Ministério Público do Trabalho.


Com a saída coletiva, a administração precisará nomear nova chefia para recompor a hierarquia da GCM, em meio à crise institucional e à insatisfação de parte dos servidores.

Mais informações no Jornal da Morada desta Sexta-Feira (19).

Notícias relacionadas

Mais lidas