A Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira (14) para mais um amistoso internacional de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Depois da goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, o time comandado por Carlo Ancelotti encara o Japão, às 7h30 (de Brasília), no Estádio Ajinomoto, em Tóquio, com várias mudanças na escalação e a missão de manter um tabu que já dura mais de três décadas.
Mudanças e novos testes
O técnico Carlo Ancelotti vai aproveitar o duelo para observar novos nomes e ajustar o esquema tático da equipe. O Brasil deve abandonar o ofensivo 4-2-4 usado contra a Coreia e adotar o 4-3-3, com Lucas Paquetá reforçando o meio-campo ao lado de Casemiro e Bruno Guimarães.
A principal novidade é a estreia do goleiro Hugo Souza, do Corinthians, que assume o lugar de Bento. Na defesa, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto formam a nova linha de quatro. No ataque, Luiz Henrique e Gabriel Martinelli ganham espaço, enquanto Vini Jr. é o único mantido entre os titulares da goleada sobre os sul-coreanos.
O adversário e o desafio japonês
O Japão, sob o comando de Hajime Moriyasu, chega ao confronto tentando encerrar uma sequência de três jogos sem vitória — empates com México e Paraguai e derrota para os Estados Unidos. Apesar de ter se classificado com tranquilidade para o Mundial e vencido recentemente a Copa do Leste Asiático, os “Samurais Azuis” enfrentam problemas de desfalques importantes: Mitoma, Endo, Maeda e Itakura estão fora por lesão.
Os japoneses devem ir a campo com Zion Suzuki, Seko, Watanabe e Junnosuke Suzuki na defesa; Ito, Sano, Tanaka e Nakamura no meio; e Doan, Minamino e Ogawa no ataque.
Histórico amplamente favorável ao Brasil
Desde o primeiro duelo entre as seleções, em 1989, o Brasil acumula ampla vantagem: 11 vitórias e dois empates em 13 partidas, com 35 gols marcados e apenas cinco sofridos. Em solo japonês, o retrospecto é ainda mais impressionante — oito jogos e oito vitórias brasileiras, incluindo goleadas por 5 a 1 (1995), 4 a 0 (2012) e 4 a 0 (2014).
A única vez em que se enfrentaram em uma Copa do Mundo foi em 2006, quando o Brasil venceu por 4 a 1 na fase de grupos.
Transmissão
O amistoso terá transmissão ao vivo na TV Globo, com narração de Luis Roberto e comentários de Caio Ribeiro e Júnior. O SporTV também exibe o confronto, com Luiz Carlos Jr. na narração, além da GE TV no YouTube, com Jorge Iggor, Bruno Formiga e Luana Maluf.
Próximos compromissos
Após a Data Fifa de outubro, a Seleção voltará a campo em novembro, quando enfrentará Senegal e Tunísia. Em março de 2026, os adversários serão França e outro europeu a definir (entre Croácia e Holanda). O último amistoso antes do Mundial deve acontecer em junho, na véspera da estreia.

Fotos: Rafael Ribeiro / CBF
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.