Seguem abertos três editais públicos da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart referentes às Oficinas Culturais e às semanas de Valorização dos Compositores e de Poesia. Os editais completos podem ser conferidos no site da Prefeitura de Araraquara, em “Editais da Cultura (na página principal ou na aba da Secretaria Municipal de Cultura).
A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, lembra que os chamamentos são uma oportunidade dos artistas da cidade contribuírem com a construção das políticas públicas culturais e ampliarem sua atuação junto à comunidade. “Esses editais são instrumentos de valorização da produção local e também de democratização do acesso à cultura. Incentivam a diversidade de linguagens e fortalecem o vínculo entre os artistas e o poder público”, aponta.
O edital que prevê a contratação de projetos no formato de Oficinas Culturais Municipais ao longo de 2026, integra a política pública de ampliação do acesso à cultura no município, com foco na descentralização das ações culturais e educativas, atendendo todas as regiões da cidade, incluindo áreas urbanas, rurais e os assentamentos Bela Vista e Monte Alegre. As inscrições seguem até o próximo dia 4 de fevereiro exclusivamente por e-mail.
Também, estão abertos até o dia 13 de fevereiro, os editais da Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” e o da Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila”. A premiação varia entre R$2.500 e R$5.000.
A secretária lembra que a Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais está em sua 4ª edição. “A ideia é fomentar e valorizar o trabalho dos compositores araraquarenses, apoiando, incentivando e difundindo o trabalho artístico de Araraquara, assim como atuar na formação de público para as produções locais.”
Já sobre o edital da Semana Municipal de Poesia, Euzânia aponta que objetivo é fomentar e incentivar o trabalho dos poetas araraquarenses. “Queremos incentivar o hábito da leitura em crianças, jovens e adultos, com atividades para formação de público que fortaleçam a identidade cultural araraquarense.”


