As lembranças da infância da artesã Itamara Andreia, araraquarense de 35 anos, a fizeram voltar para a cidade após um período vivendo no Mato Grosso. Nessas lembranças, um bebê chamado Vicente, seu irmão, desaparecido há 30 anos.
Na Araraquara do final da década de 80, no Jardim Brasil, vivia a família Izidoro. Com três filhos, a família era sustentada pelo pai, que vivia do trabalho de pintor em São Paulo e voltava ao interior a cada 15 dias.
O drama na vida da família Izidoro começou com a morte do pai, em São Paulo. Itamara, com 5 anos na época, lembra que ficou meses morando com a avó e um irmão mais velho, pois a mãe, dona Rosa, teve que ir até a capital.
“O Vicente tinha seis meses, e ficou com uma amiga da minha mãe, chamada Marli, que se ofereceu para cuidar dele. Apesar de minha mãe ter demorado para voltar, ela sempre dava notícias, mas quando voltou a Araraquara, a amiga e meu irmão haviam desaparecido”. Desde então, Itamara sonha em reencontrar o irmão, que apenas viu ainda bebê.
Dona Rosa, mãe de Itamara, ainda tem esperança de encontrar o filho. Um retrato falado foi feito, de acordo com características dos outros dois filhos.
“Divulguei nas redes sociais, escrevi para programas de tv, mas nunca tive nenhuma notícia, nenhuma novidade sobre o paradeiro do meu irmão. O que sobrou da época do desaparecimento foi a certidão de nascimento dele”, conta Itamara. Vicente Antônio Izidoro Júnior, nascido em 10 de maio de 1987, teria 30 anos atualmente.