Este domingo, 26 de julho, será de decisão para o futebol estadual. Às 16 horas, serão realizados simultaneamente os seis jogos da última rodada da fase de classificação do Paulistão 2020, competição que foi retomada na última quarta-feira (22) após quatro meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus.
Para a Ferroviária, o clima de decisão não será diferente, visto que a partida contra a Inter de Limeira vale sua permanência na elite estadual. O jogo será realizado no Estádio do Morumbi, em São Paulo, já que até a última sexta-feira (24) Araraquara não estava apta a receber a partida porque estava na fase laranja do Plano São Paulo. Entretanto, o município voltou à fase amarela, o que libera a Fonte Luminosa para receber jogos caso o time alcance a vaga no Troféu do Interior, que reúne as equipes não rebaixadas e que ficarem de fora das quartas de final.
Situação na tabela
Após 130 dias sem entrar em campo, a Locomotiva voltou a atuar na quarta-feira, quando empatou por 0 a 0 com o Ituano no Estádio do Canindé. O resultado eliminou qualquer chance de classificação do time araraquarense, que possui 12 pontos e é o lanterna do Grupo D, atrás do já classificado Red Bull Bragantino (20), do Guarani (16) e do Corinthians (14). Na classificação geral, que definirá os dois rebaixados, a agremiação grená ocupa a 11ª colocação entre os 16 participantes, porém com apenas dois pontos a mais que os dois lanternas do campeonato, que são Ponte Preta e Oeste.
Assim, a Ferroviária precisa vencer para não depender de nenhum outro resultado. Em caso de empate ou derrota, a equipe araraquarense precisará contar com tropeços de pelo menos duas das cinco equipes que aparecem abaixo na tabela.
Após a partida no Canindé, a delegação afeana permaneceu na capital paulista, onde realizou sua preparação no CT do São Paulo Futebol Clube. O técnico Dado Cavalcanti não divulgou a escalação que colocará em campo, mas o certo é que não poderá contar com o zagueiro Max, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O nome mais provável para assumir a vaga é o de Patrick, único zagueiro que estava à disposição no banco de reservas na quarta-feira. Uma dúvida gira em torno da presença do meia Fellipe Mateus, que sofreu uma pancada durante o jogo e será reavaliado.
Adversário quer classificar
A Inter de Limeira vai para o jogo com a esperança de classificação. A equipe do técnico Elano é a terceira colocada do Grupo C, atrás do São Paulo (18) e do Mirassol (17), por isso precisa vencer e torcer contra um tropeço do Mirassol no jogo contra a Ponte Preta.
Para o compromisso contra a Ferroviária, Elano não poderá contar com o lateral-direito Elácio Córdoba e com o volante Geovane, que receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Oeste, por 2 a 1. Para piorar, o lateral Léo sofreu um estiramento do reto femoral e foi vetado pelo departamento médico. As opções mais prováveis são Balardin na ala direita e Recife no meio de campo.
Afeganistão no Morumbi
Nesta retomada do futebol, o Paulistão não pode receber torcedores nos estádios. A Torcida Organizada Afeganistão, no entanto, estará presente no Morumbi através de suas faixas. Os membros da torcida viajaram neste sábado (25) a São Paulo e colocaram suas faixas nas arquibancadas do estádio, como uma alternativa de enviar uma energia positiva aos atletas. Confira as fotos abaixo.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x INTER DE LIMEIRA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo;
Data/Horário: Domingo, 26 de julho, 16h;
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Paulo Cesar Modesto;
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Mendes, Anderson Salles, Patrick e Bruno Recife; Higor Meritão, Fellipe Mateus e Tony; Léo Artur, Hygor e Felipe Estrella. Técnico: Dado Cavalcanti.
INTER DE LIMEIRA – Rafael Pin; Balardin, Oliveira, Jean Pablo e Jonathan; Roger Bernardo, Marquinhos, Recife e Murilo Rangel; Tcharlles e Lucas Braga. Técnico: Elano.
JOGOS DA 12ª RODADA
Domingo, 26 de julho – 16h
Red Bull Bragantino x Botafogo – Prefeito José Liberatti (PPV)
Ferroviária x Inter de Limeira – Morumbi (PPV)
Guarani x São Paulo – Vila Belmiro (SporTV/ PPV)
Mirassol x Ponte Preta – 1º de Maio (PPV)
Novorizontino x Santos – Arena Corinthians (PPV)
Oeste x Corinthians – Arena Barueri (PPV)
Palmeiras x Água Santa – Allianz Parque (PPV)
Santo André x Ituano – Canindé (PPV)
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
1º) Santos – 16 pontos (4V, 2SG)
2º) Água Santa – 11 pontos (2V, -7SG)
3º) Ponte Preta – 10 pontos (2V, -3SG)
4º) Oeste – 10 pontos (3V, -14SG)
GRUPO B
1º) Santo André – 20 pontos (6V, 3SG)
2º) Palmeiras – 19 pontos (5V, 10SG)
3º) Novorizontino – 16 pontos (3V, 3SG)
4º) Botafogo – 11 pontos (3V, -12SG)
GRUPO C
1º) São Paulo – 18 pontos (5V, 6SG)
2º) Mirassol – 17 pontos (4V, 6SG)
3º) Inter de Limeira – 14 pontos (4V, -5SG)
4º) Ituano – 11 pontos (2V, -5SG)
GRUPO D
1º) Red Bull Bragantino – 20 pontos (6V, 7SG)
2º) Guarani – 16 pontos (4V, 4SG)
3º) Corinthians – 14 pontos (3V, 3SG)
4º) Ferroviária – 12 pontos (2V, 2SG)
• Zona de classificação para as quartas de final
• Zona de rebaixamento para a Série A2 de 2021
JOGOS DA FERROVIÁRIA
Quinta-feira, 23 de janeiro, 16h30
Ferroviária 1 x 1 Mirassol
Domingo, 26 de janeiro, 19h
Santo André 2 x 1 Ferroviária
Quarta-feira, 29 de janeiro, 21h30
Ferroviária 1 x 2 São Paulo
Sábado, 1º de fevereiro, 17h
Oeste 1 x 5 Ferroviária
Sábado, 8 de fevereiro, 15h
Água Santa 1 x 0 Ferroviária
Domingo, 16 de fevereiro, 19h
Ferroviária 0 x 0 Santos
Sábado, 22 de fevereiro, 19h
Ponte Preta 1 x 1 Ferroviária
Domingo, 1º de março, 16h
Ferroviária 1 x 0 Botafogo
Sábado, 7 de março, 16h
Palmeiras 1 x 1 Ferroviária
Sábado, 14 de março, 16h30
Ferroviária 0 x 0 Novorizontino
Quarta-feira, 22 de julho, 16h30
Ituano 0 x 0 Ferroviária
Domingo, 26 de julho, 16h
Ferroviária x Inter de Limeira