InícioNotíciasCoronavírusAraraquara inicia testagem na Praça Santa Cruz e Terminal

Araraquara inicia testagem na Praça Santa Cruz e Terminal

Meta é manter os pontos de coleta de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 8h30, com distribuição de senha

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou nesta segunda-feira (28), a realização de testes sorológicos gratuitos para Coronavírus no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz.

Foram coletas 150 amostras para exames – 75 em cada posto de coleta – das 7 às 8h30, com distribuição de senhas. A maioria das pessoas que procurou o serviço neste primeiro dia era idoso.

Essa testagem em massa está sendo realizada somente em pessoas assintomáticas. As que estiverem apresentando algum sintoma gripal devem continuar procurando o Centro de Triagem da UPA da Vila Xavier.

A coleta é de sangue venoso e o exame identifica dois tipos de anticorpos, segundo a enfermeira Natália Rios, responsável técnica da Atenção Básica, que acompanhou a testagem na Praça Santa Cruz. “Esse exame identifica o IGG, que é o anticorpo da fase aguda da doença, ou seja, indica que a pessoa ainda está em fase de transmissão, e o IGM, que é o anticorpo da fase latente, o que significa que a pessoa já teve a doença e adquiriu imunidade. Esses anticorpos podem estar presentes no organismo por até 3 meses”, detalha ela.

Depois da coleta, todos deverão receber o resultado do exame por SMS ou via email, em 24 horas. Caso isso não ocorra, a pessoa deve entrar em contato para se informar através do email, o [email protected]

Se o exame for positivo, o caso será notificado, a pessoa será encaminhada ao serviço de saúde e terá todo o monitoramento de um caso reagente.

O casal Paulo Simões e Tânia Helena Simões foram os primeiros da coleta realizada na praça Santa Cruz e aprovaram a iniciativa. “Foi bem tranquilo e agora vamos esperar o resultado”, disse ele. “Fizemos por segurança, para nos proteger e proteger nossos familiares”, completou ela.

A médica Talitha Martins, coordenadora da Rede Básica do Município, explica que a meta é manter as equipes de Saúde nestes dois pontos de grande circulação de pessoas nos próximos dois meses, de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 8h30. “Após estes 60 dias, faremos uma avaliação da situação e, se necessário, continuaremos ou não com os exames. Tudo dependerá da evolução da Covid-19 na cidade”, afirma a médica.

A medida faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19 e, com ela, o município vai ampliar ainda mais sua taxa de testagem, que hoje é de quase 13.500 testes por 100 mil habitantes.

O objetivo das ações que estão sendo implementadas com o Plano é reduzir o contágio do novo Coronavírus na cidade. Araraquara possui hoje 4.263 casos confirmados e 46 óbitos decorrentes da doença.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas