InícioCulturaShosholoza: o canto da África do Sul

Shosholoza: o canto da África do Sul

Coral “Eu canto minha África” divulga clipes diários na semana da Consciência Negra

O coral infanto-juvenil “Eu canto minha África” divulga nesta quinta-feira (19) o clipe da canção “Shosholoza”. O vídeo já pode ser acessado no link: https://youtu.be/tAL1g0JITT4

Formado por crianças, jovens e adolescentes de São Carlos, negros e afrodescendentes, de 6 a 17 anos, o coral foi idealizado pela produtora cultural Dnize Castro e tem regência da cantora Nara Dom.
Com o objetivo de resgatar os valores étnicos, o coral gravou a música tradicional “Shosholoza” (Seguindo Adiante). A música era cantada por trabalhadores durante a mineração, como forma de apoiar uns aos outros, mesmo em péssimas condições de trabalho.
O ex-presidente Nelson Mandela cantou “Shosholoza” na prisão, e costumava dizer que a música tornava o trabalho mais leve. Ainda, a canção é considerada o segundo hino da África do Sul.
Todas os clipes do coral “Eu canto minha África” podem ser acessados no canal do YouTube.

Acesse nossas redes:

Instagram – @eucantominhaafrica

Youtube – Coral Eu canto minha África

Site – www.dcastroproducoes.com

O coral de São Carlos foi um dos premiados pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com o prêmio PROAC Editais. O coral conta também com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Carlos através da Secretaria Municipal de Cidadania, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos e da Secretaria Municipal de Educação. O apoio cultural é do Cemac – Centro Municipal de Artes e Cultura.

Ficha técnica: O coral conta com Felipe Côrtes: músico, educador, baixista e compositor, que assumiu a produção musical das canções gravadas em estúdio. A ficha técnica conta ainda com a participação de Dagoberto João Cavaleiro na cenografia, Luciane Sant’Ana nos figurinos e adereços, André Luís Ferreira na fotografia, Adriana Nagazako na assessoria de imprensa, Camila Mendes como designer gráfica, Gil Arruda como hair design, Eder Slim na execução em grafite, Nívia Alves de França Souza como proponente, Gercilene Azevedo da Cunha na assistência de produção e Luana Di Pires na captação de imagens e edição.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas