Nesta segunda-feira (26), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Ibitinga-SP realizava um bloqueio no km 393 na Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP 304), quando abordou um caminhão VW/ 7.100 com placas de Urupês-SP.
No caminhão havia o motorista e um passageiro. Ao ser indagado sobre a carga, o motorista informou que o caminhão estava vazio, o que foi comprovado pela equipe. O motorista disse aos policiais que faz transporte de ossos (restos de animais).
Após sua liberação, o condutor do veículo entrou em uma propriedade rural, cuja porteira ficava próxima a rodovia, chamando a atenção da equipe para um possível local de abate clandestino de animal.
Minutos após a abordagem, os policiais resolveram averiguar o local e encontraram o caminhão já carregado com restos de bovinos abatidos ali.
No local, os oficiais descobriram que a propriedade pertence ao dono de um açougue em Borborema-SP e que a carne dos animais abatidos no dia, já havia sido transportada para aquela cidade.
Após contato pelo rádio, o policiamento de Borborema compareceu ao local juntamente com a fiscal sanitária do município, a qual constatou a irregularidade, informando que iria lavrar o Auto de Infração da instituição de saúde.
Se for condenado, o responsável pelo abatimento clandestino responderá por crime contra a economia e relações de consumo e a punição pode chegar a uma pena de detenção de 2 a 5 anos.