No início do mês de maio, três atletas do Centro de Treinamento Sport Fight se destacaram em competições nacionais de jiu-jitsu. Enildo dos Reis Pimentel, de 38 nos, que é treinador e atleta do grupo, unificou os títulos da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). Quem também se destacou foi o atleta Leonardo Zanoni da Silva, de apenas 16 anos, que faturou o título brasileiro da CBJJE. Outro destaque do grupo foi o atleta Rogério Junqueira, que faturou o bronze na competição promovida pela CBJJ.
Projeto para pessoas carentes
Enildo Pimentel pratica a modalidade há 18 anos. Ele nasceu no Amazonas e se mudou para São Paulo em 2007, onde integrou a Academia Cícero Costa, do mesmo professor de atletas campeões mundiais como Leandro Lo e os irmãos Miyao. E foi nesta academia que ele conheceu o Projeto Social Cícero Costa, que ensina o jiu-jitsu para crianças e adolescentes carentes. Em 2013, ele trouxe a iniciativa para Araraquara e contou com o apoio de Evandir Junqueira, proprietário da academia e patrocinador do projeto que conta hoje com mais de 60 alunos de 9 a 14 anos.
“Esse projeto tem dois anos e já vem colhendo resultados muito satisfatórios. É muito bom aqui em Araraquara, principalmente porque era uma cidade um pouco carente nessa área de jiu-jitsu. E implantamos aqui um jiu-jitsu de competição e de primeira qualidade. Esse projeto tem como principal finalidade tirar as pessoas carentes da rua e dar uma oportunidade, não só como lutador, mas como cidadão. Mesmo que ele não se torne um lutador, ele será um cidadão de bem, que respeita as pessoas. E daqui para frente será consequência desse trabalho”, explica o mestre.
O proprietário da academia, Evandir Junqueira, também fala com orgulho do projeto. “É muito satisfatório ver esse projeto funcionando e tirando pessoas das ruas. É algo que não tem preço”, resume.
Jovem talento
Apesar da pouca idade, o atleta Leonardo Zanoni vem mostrando que é uma das promessas da modalidade no país. Ele começou a praticar o jiu-jitsu em 2013 e, no mesmo ano, com apenas três meses de treinamento, conquistou o primeiro lugar entre os atletas de faixa branca no Campeonato do Interior em Ribeirão Preto. Na ocasião, o atleta, que tinha 14 anos de idade e pesava 68 quilos, superou competidores adultos com mais de 130 quilos. Hoje, aos 16 anos e vários títulos, ele utiliza a faixa azul e comemora seu sucesso no Brasileiro. “Foi uma conquista muito boa. Treino todos os dias para alcançar meus objetivos e pretendo chegar cada vez mais longe”, explica o jovem.
Rumo ao Mundial
Agora, os atletas de Araraquara treinam forte para o Mundial de Jiu-Jitsu que será realizado no final do mês de junho em São Paulo. “Tem alguns adversários que nós conhecemos e sabemos que são bem duros, e tem outros bons nomes que vão aparecendo. Mas estamos treinando muito para fazer uma boa participação”, destaca Leonardo.
O Centro de Treinamento Sport Fight fica localizado na Avenida Francisco Vaz Filho, 2301, e está aberto a novos alunos. O projeto social que atende crianças e adolescentes carentes também está aberto a novas inscrições e em breve ganhará um novo espaço, que ficará localizado na Avenida Luís Alberto, 1509. Para participar da iniciativa, os jovens devem comprovar que são de famílias de baixa renda e também apresentar sua frequência escolar. Quem se interessar em patrocinar os atletas deve entrar em contato pelo telefone (16) 99752-5515.