O Ituano é o primeiro time a garantir sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Mesmo perdendo para o Goiás, por 3 a 1, no Estádio Serra Dourada, o time paulista avançou porque tinha vencido por 2 a 0 em casa. Igualou o saldo de gols em zero e ficou com a vaga por ter feito um gol no campo adversário.
Pelos jogos de ida da terceira fase, o Coritiba venceu a Ponte Preta por 2 a 1, o Flamengo empatou com o Náutico por 1 a 1, no Rio de Janeiro, enquanto o Palmeiras fez feio ao empatar sem gols com o ASA, de Arapiraca (AL) em São Paulo. Os jogos de volta não têm datas definidas.
É a primeira vez na história que o Ituano vai tão longe na competição, que disputa pela terceira vez. Em 2005 foi eliminado na segunda fase. Agora já sonha repetir façanhas de outros clubes menores como Santo André e Paulista, de Jundiaí, que já foram campeões da competição. O time do ABC levantou a copa em cima do Flamengo, em 2004, e o Paulista sobre o Fluminense, em 2005.
O Ituano ainda não conhece seu adversário, porque as oitavas vão reunir os 10 classificados mais os cinco times brasileiros que participam da Copa Libertadores da América – Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo e Corinthians – mais o Fluminense, sexto colocado do Brasileirão 2014.
O jogo foi equilibrado. Erick abriu para o time goiano aos 28 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o Ituano não saiu da defesa e empatou aos 32 minutos, com Ronaldo, de pênalti. Mas no minuto seguinte o Goiás marcou com Wesley e depois ampliou com Arthur, aos 40 minutos. O saldo de gols ficou igual em zero, mas o time paulista marcou um gol fora e garantiu sua vaga.
Coxa Supera Macaca
Em Curitiba, o Coritiba levou mais a sério, poupando apenas três titulares, enquanto a Ponte Preta usou somente três titulares. Mesmo assim, o Coxa teve dificuldades para vencer por 2 a 1, de virada. Cesinha abriu o placar para o time paulista aos 27 minutos.
O Coxa empatou com Wellington Paulista, de cabeça, aos 43 minutos. O gol da vitória saiu somente aos 39 minutos do segundo tempo, com Giva. Na volta o time paranaense poderá atuar pelo empate. A derrota por 1 a 0 dará a vaga à Ponte, que fez um gol fora de casa.
Decepções em Rio e São Paulo
No Rio de Janeiro, com Jayme de Almeida como técnico interino no lugar de Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo só empatou com o Náutico por 1 a 1. Wallace, de cabeça, abriu o placar para o time carioca aos 42 minutos, mas Douglas empatou aos 30 minutos do segundo. Na volta o Timbu joga pelo empate sem gols. Se houver empate por dois gols ou mais, a vaga ficará com o Flamengo. O empate pela contagem mínima leva a definição para os pênaltis.
Decepção maior teve a torcida do Palmeiras, que anda desconfiada da condição técnica dos seus jogadores. Nervoso e errando passes não superou o bloqueio defensivo armado pelo ASA, que disputa a Série C do Brasileiro. Na volta, o empate por gols dará a vaga ao Palmeiras. Novo zero a zero leva a definição para os pênaltis.
RESULTADOS DESTA QUARTA-FEIRA
Goiás 3 x 1 Ituano * (ida 0 x 2)
Coritiba 2 x 1 Ponte Preta
Flamengo 1 x 1 Náutico
Palmeiras 0 x 0 ASA-AL
* Classificado às oitavas