InícioNotíciasGeral"Marias da Luz" abre Semana Luiz Antônio na Praça Pedro de Toledo

“Marias da Luz” abre Semana Luiz Antônio na Praça Pedro de Toledo

A abertura da 27ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa tem início nesta sexta (19), às 19 horas, na Praça Pedro de Toledo, com a apresentação de “Marias da Luz”, com a Cia. As Graças. A apresentação é gratuita, assim como toda a programação.

Logo após a apresentação de “Marias da Luz” será realizada a abertura oficial da Semana e, após, às 21 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, a Cia. Cais do Porto apresenta “O Engraxate” para um público de 50 lugares (os ingressos serão distribuídos a partir das 20h45, no próprio teatro).

A Semana Luiz Antônio – realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart com o apoio do SESC Araraquara, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Poiesis – segue até o dia 26 de junho, com atividades gratuitas. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).

 

“Marias da Luz” 

“Marias da Luz” é um espetáculo criado a partir de depoimentos de freqüentadores do Parque da Luz, relatos esses que serviram como base para a construção de quatro personagens femininas, que se encontram no parque e buscam entre si os caminhos para um novo começo em suas vidas.

Marivânia é mãe, uma mulher que procura a filha Maria, desaparecida no Parque da Luz há muitos anos; Mariana é uma jovem dos anos 1910 que chega à Estação da Luz para encontrar o noivo que a abandona grávida; Maria Pequena trabalha como prostituta no parque e foi abandonada na infância pela mãe na antiga rodoviária; Marileide/Biguá é fotógrafa, personagem atemporal, enigmática e cômica que registra e interage com as histórias dessas mulheres. O fato de muitas entrevistadas se chamarem “Maria” resultou na escolha do nome: “Marias da Luz”.

Com 70 minutos de duração, o espetáculo tem classificação etária livre e direção de André Carreira. A Cia. Teatral As Graças é composta por quatro atrizes formadas na Escola de Arte Dramática da USP, e mantém a mesma formação desde sua criação, em 1995.  O grupo trabalha com um diretor diferente para cada espetáculo, permitindo assim o desenvolvimento de distintos jeitos de fazer teatro e, até agora, tem em seu repertório mais de 10 espetáculos adultos e infantis. O elenco é formado por: Daniela Schittini, Eliana Bolanho, Juliana Gotijo e Vera Abuddud.

Até 2002 as encenações eram de palco, mas as atrizes adquiriram um ônibus que se transforma em palco (Projeto Circular Teatro) incorporando o teatro de rua ao repertório do grupo. Entre as principais peças estão “Nas Rodas do Coração”, “Clarices”, “Tem Francesa no Morro”, “Poemas para Brincar”, “Marias da Luz”.

 

“O Engraxate” 

A Cia. Cais do Porto apresenta o espetáculo “O Engraxate” – uma produção independente da Camaleão Artes com apoio da Secretaria de Cultura e Fundart pelo Edital de Ocupação do Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues.

O espetáculo teve sua pesquisa iniciada em 2011, tendo a inspiração inicial do poema “Era uma vez um menino que ia para longe”, do escritor Walt Whitman. Com forte influência dos mitos gregos de Hermes e Telêmaco, o processo se conduziu pelo estudo do gênero “teatro documentário”, no qual memórias e arquivos biográficos coletados foram unidos à ficção, formando assim a dramaturgia e encenação do espetáculo que representa um rito de passagem.

A peça se passa no interior paulista de 1947, no pós Guerra, durante o dia de um menino engraxate que se questiona sobre seus caminhos. Tomé, o engraxate, está à procura do brilho das pessoas e das coisas que encontra. Durante seu dia a dia espalha histórias que ouviu e testemunhou.

Trabalhando em busca de ajudar no sustento de casa, o menino apresenta histórias, como: a da noiva que fugia, do senhor Carunchão, do poeta vendedor de algodão doce e da misteriosa senhora que zela pelo brilho impecável nos sapatos do marido.

O público presencia os questionamentos da personagem num antagonismo entre a simplicidade da infância e as responsabilidades da vida adulta e, assim, é convidado a uma reflexão sobre os sonhos, a memória e os fatos narrados e reinventados.

Com 50 minutos, “O Engraxate” tem classificação livre e direção de Fábio Lucca. A serralheria artística é realizada por Wilson Costa que assina a cenografia junto de Fábio e Zé Guilherme. A preparação corporal é de Geraldo Júnior.

Vale destacar que o espetáculo também será encenado no sábado, dia 20, às 22 horas. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 21h45, no Teatro Wallace Leal, onde acontece a apresentação.

 

Serviço:

27ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa

 

•       Data: Sexta (19)

– 19h: “Marias da Luz”, com Cia. As Graças – Praça Pedro de Toledo

– 20h: Abertura Oficial – Praça Pedro de Toledo

– 21h: “O Engraxate”, com Cia Cais do Porto – Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (50 lugares – retirada de ingressos a partir das 20h45)

 

Endereços:

– Praça Pedro de Toledo: na altura da Rua Carlos Gomes com a Avenida Portugal – Centro

– Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues: Av. Espanha, 485 – Centro

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas