As bonecas que servirão de alento às crianças vítimas do vírus Ebola da Guiné Conacri, na África, já estão sendo embaladas pela equipe de voluntários do projeto “Aconchegue uma Boneca”, desenvolvido pelo Centro de Referência Afro Mestre Jorge.
A confecção das bonecas negras, que são feitas de pano e produzidas manualmente, levaram seis meses para ficarem prontas pela equipe de voluntários. A doação foi firmada durante visita do embaixador Mohamed Youla durante visita ao Centro de Referência Afro.
Ao todo foram produzidas 300 bonecas e, após a finalização das embalagens, elas serão enviadas para São Paulo. A Embaixada do país africano será responsável pela entrega dos presentes. Cada brinquedo acompanha frases motivacionais, como “Si tu crois, Le monde será à toi”, em livre tradução significa “Se tu crês, o mundo será teu”.
Segundo Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, é grande a expectativa dos envolvidos na produção para saberem a reação das crianças ao receberem o presente.
“Essas crianças passaram por momentos extremamente difíceis e estamos com grandes expectativas para saber como será a reação de cada uma delas. O embaixador veio até Araraquara e nos confidenciou que nossa doação simboliza amor e carinho”, destacou Alessandra.
A voluntária Elizabeth do Carmo Eloy comemorou a ajuda que chegará ao país africano e que foi produzida em Araraquara. “Foi fantástico participar deste projeto. Não dá pra dizer a emoção, cada pedacinho da boneca é um pedacinho de amor”, falou a voluntária.
Alessandra agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Não posso deixar de agradecer aos nossos voluntários. Os colaboradores que nos doaram panos e todos os materiais necessários para confecção das bonecas também tiveram papel importante neste projeto”, comentou.
O Centro de Referência Afro Mestre Jorge funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Avenida Feijó, número 223. Os telefones para contato são (16) 3333-2035 e (16) 3322-8316.