Ele tem 29 anos e vem de uma família tradicional de ciclistas de Araraquara. Irmão mais novo de um dos maiores ciclistas do país, o araraquarense Elivelton Pedro, campeão panamericano de ciclismo modalidade contra-relógio, categoria sub-23 em 1998, campeonato esse disputado no Brasil, vice-campeão da tradicional Prova Cíclistica “9 de Julho”, vice-campeão de uma das etapas da Vuelta de Mendoza, na Argentina e campeão de montanha da Prova Petrobrás do Descobrimento na Bahia, todas no ano de 1999, além de diversos outros títulos paulistas e nacionais, na época de ouro recente do ciclismo de Araraquara.
Incentivado por tanto sucesso na carreira do irmão e também do pai, Elvércio Pedro, falecido em 2000 e um ciclista de destaque na categoria Master, Elton Pedro começava a dar suas primeiras pedaladas em competições por Araraquara nas categorias de base, coordenado pelo técnico Alessandro Giannini na época, que hoje é o próprio diretor da Copa São Paulo de Ciclismo.
Elton Pedro (Avulso/SP) é o atual líder da Copa São Paulo de Ciclismo na categoria Elite Masculino, principal campeonato de ciclismo por etapas do país, que teve a sua 7ª etapa disputada no último domingo na cidade de Sertãozinho (GP Alessandro Coppe de Ciclismo), e vencida justamente pelo seu irmão e sua referência, Elivelton Pedro (Unimed/Ibitinga-SP), prestes a completar 40 anos de idade em novembro.
Etapa essa que, inclusive, teve o seu pódio preenchido por quase todos os ciclistas naturais de Araraquara, mas que assim como Elton, também não competem representando o município. Com grandes chances de conquistar o seu primeiro grande título na carreira, Elton Pedro já foi também uma referência para outro grande campeão do ciclismo de Araraquara, o amigo e paraciclista Lauro Chaman, que representa a equipe Memorial de Santos-SP e que recentemente voltou dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, com duas medalhas de ouro e uma de prata na bagagem. Com tanta referência de peso no esporte, seria uma questão de tempo para que o atleta atingisse esse que pode estar sendo o melhor momento de sua carreira, levando-se em consideração, principalmente, as circunstâncias.
Para competir na categoria Elite, em que muitos atletas são profissionais do esporte e muitos deles de seleção nacional, a dedicação e o empenho tem que ser quase que integrais. Porém, o que mais chama a atenção é o fato de Elton ter que dividir seu tempo entre o trabalho o dia todo em sua loja de bicicletas, e poder se dedicar aos treinamentos durante a noite, e aos finais de semana, com treinos de maior quilometragem, quando não há competição, o que torna o feito de Elton ainda mais admirável.
Após sete etapas disputadas da edição 2015 da Copa São Paulo de Ciclismo, ele soma 54 pontos, uma ampla vantagem de 20 pontos para o segundo colocado, o também araraquarense Ivan Jorge de Moura (equipe Unimed/Ibitinga), terceiro colocado na etapa de Sertãozinho. Faltando cinco etapas para o fim do campeonato, Elton tem enormes chances de se sagrar o campeão, haja vista a sua regularidade e rendimento até o momento, onde obteve um lugar no pódio em seis das sete etapas realizadas até agora, e em três delas, sendo vice-campeão.
A próxima etapa (8ª) da Copa São Paulo de Ciclismo será realizada no dia 20 de setembro na cidade de Mococa (SP), nas “Quadras da Cidadania”, mesmo local dos anos anteriores.