InícioNotíciasGeralPresidente do COMCRIAR fala sobre eleições para o Conselho Tutelar

Presidente do COMCRIAR fala sobre eleições para o Conselho Tutelar

Samuel Brasil Bueno ocupou a Tribuna da Câmara de Araraquara e explicou novas regras para a disputa

 

Samuel Brasil Bueno, presidente do COMCRIAR – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ocupou a Tribuna Popular na sessão legislativa da terça-feira, 22, explicitando o Processo Eleitoral Unificado do Conselho Tutelar, que neste ano, ao contrário dos anteriores disciplina que o araraquarense pode votar em apenas um candidato, de qualquer área citadina.

O presidente do COMCRIAR disse que o conselho presta relevantes serviços à sociedade, tem a incumbência de proteger a criança e o adolescente “dentro da política de proteção da criança e adolescente”, sem exercer um caráter punitivo ou repressor.

Segundo Samuel a responsabilidade da eleição 2015 é de responsabilidade do COMCRIAR, embora acreditasse que este processo passaria ao Tribunal Regional Eleitoral. “Como o TRE ainda não assumiu, o Conselho araraquarense coordena os trabalhos contando com a experiência de anos anteriores”.

“Trinta e dois candidatos que realizaram provas, vivenciaram palestra do Ministério Público que direcionou informações sobre comportamento passo a passo”, afirmou Samuel enfatizando que alguns ficaram no caminho e hoje são vinte e cinco, muitos com nível superior, que concorrem a dez vagas (titulares) e dez suplentes.

Informou o presidente que neste ano ocorre uma eleição diferenciada porque os eleitores podem votar em apenas um candidato, mas sem a questão de área, como no passado.

Explicitando Samuel disse que em outras eleições votava-se em candidatos para o Conselho 1 – região central e Conselho 2 – Vila Xavier. “Nesta eleição vota-se no candidato, sem variação de área, podendo exercer o direito do voto ‘residentes em Araraquara que devem portar na ocasião o Título de Eleitor e um documento com foto”.

A eleição para o Conselho Tutelar será realizada no próximo dia 4, no período das 8 às 17 horas no Centro Paula Souza (Escola Industrial Professora Anna de Oliveira Ferraz). Seis seções serão disponibilizadas para a votação, o voto não é obrigatório, e os eleitos, a partir da primeira colocação deverão escolher em qual Conselho (um ou dois) irão atuar.

O voto não é obrigatório, mas Samuel viu registrar um crescimento dos votantes. Em 2008 foram 921 contra 3.160 em 2011, e uma ampla campanha vem sendo desenvolvida, pelo COMCRIAR e candidatos visando aumentar o comparecimento da população as urnas visando escolher aqueles que irão direcionar trabalho de proteção e acompanhamento à criança e adolescente.  

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas