O projeto do Executivo que reajusta a taxa de resíduos sólidos, conhecida “taxa do lixo”, voltará ao plenário da Câmara Municipal de Araraquara pela quarta vez na tarde desta quinta-feira, dia 8, para possível votação dos vereadores.
Agora, em sessão fechada, marcada para as 14h. Segundo o que nossa reportagem apurou, somente a imprensa vai poder acompanhar os debates em plenário.
O presidente da Casa, Elias Chediek (PMDB), tentou colocar a matéria em votação em três oportunidades – duas sessões ordinárias e outra extraordinária -, mas foi derrotado por gritos de manifestantes contrários ao aumento da taxa.
Nesta terça-feira, dia 6, a reunião começou às 18h e terminou às 22h45 após ser suspensa três vezes. Sem condições para manter a casa em ordem, Chediek cancelou a sessão.
Após a segunda tentativa, o Executivo alterou o projeto original e enviou um texto substitutivo para a Câmara, mas não convenceu um grupo de jovens manifestantes. A aprovação do aumento impacta a conta de água em até 11%.
A decisão em votar a matéria à portas fechadas foi tomada na tarde desta quarta-feira após reunião da presidência com vereadores da base governista. Mais cedo, em entrevista ao programa Jornal da Morada, Chediek confirmou o encontro com os parlamentares para estudar uma forma de votar o projeto.