InícioNotíciasGeralGuerreiras Grenás estreiam na Libertadores da América

Guerreiras Grenás estreiam na Libertadores da América

Na Colômbia, Ferroviária encara o campeão equatoriano em sua primeira partida da competição continental

A Ferroviária/Fundesport fará nesta quinta-feira, 19 de outubro, sua estreia na competição mais importante de sua história. O time araraquarense vai à campo às 12 horas (horário de Brasília) na contra o Espuce, campeão do Equador, no Estádio Municipal de Girardota, na zona norte de Medellín, na Colômbia, que receberá a 7ª Copa Libertadores Feminina promovida pela Conmebol, no período de 28 de outubro a 8 de novembro.

A delegação da Ferroviária chegou na Colômbia na última segunda-feira e encerrou os treinamentos físicos e técnicos para a estreia na Unidade Desportiva Andrez Escobar na manhã desta quarta-feira, dia 28. Agora, começa a contagem regressiva para a conquista dos três primeiros pontos rumo à classificação para as semifinais. Segundo o fisiologista Márcio Ferreira, o objetivo é a manutenção da força específica e prevenção das afecções musculares.

“As atletas necessitam de oito refeições diárias e mais a complementação com suplementos a base de aminoácidos. A altitude causa perda da massa muscular, alteração de PH sanguíneo, função cardiovascular aumentada, por isso, nossa intenção é prevenir a fadiga precoce. O trabalho vem sendo realizado desde o começo deste ano”, relata Márcio.

Escalações

O técnico araraquarense Leonardo Mendes definiu na tarde desta quarta-feira sua escalação para o duelo contra o time equatoriano. Amanda será a goleira, com Daiane e Barrinha nas laterais, Mimi e Juliana na zaga. O meio de campo terá as jovens Nicoly, Júlia, Patrícia e Rafaela, enquanto o ataque será formado por Tabatha e Adriane Nenê. “Estamos bem preparados para encarar esse grande desafio”, resumiu o treinador.

Do outro lado, o técnico Mauricio Garcia, do Espuce, também não tem dúvidas e mandará a campo: Melane Gutierrez; Priscila, Merlin Zambrono, Maria Perace e Fernanda Jyar; Rossio Mora, Carla Rivadeniri e Alicia Olvido; Daniuska Rodriguez, Daniela Sanchez e Anibar Torres. “Vi alguns vídeos da Ferroviária que tem uma boa equipe e tradição no futebol profissional. Nossa equipe é jovem com atletas na faixa dos 17 aos 18 anos. Gostamos do gramado do estádio, mas sentimos calor em Medellin, pois estamos acostumados a jogar em Quito com 2.800 metros e altitude”, relata Garcia.
 
Congresso técnico

O coordenador Douglas Lima Onça e o técnico Leonardo Mendes participaram do Congresso Técnico da Libertadores Feminina, na terça-feira (27), no Hotel Golden Palermo. “Conhecemos detalhes do regulamento, conferimos o credenciamento da delegação, o protocolo oficial da competição e também tivemos contatos com todos dirigentes e técnicos dos doze clubes que disputam a Libertadores”, conta Douglas Onça.

Regulamento

Ainda pela primeira fase, o time comandado pelo técnico Leonardo Mendes voltará a campo no sábado, dia 31, no mesmo estádio, para enfrentar o Cólon do Uruguai ao meio-dia. Seu último compromisso na primeira fase será no dia 2 de novembro, às 17 horas, também em Girardota, contra o UAI Urquiza da Argentina.

A Libertadores Feminina de 2015 conta com 12 equipes, que foram divididas em três grupos. Ferroviária/Fundesport, UAI Urquiza da Argentina, Espuce do Equador e Cólon do Uruguai integram o Grupo B. Classificam-se às semifinais os vencedores de cada grupo, além do melhor segundo colocado geral. As semifinais acontecerão no dia 5 de novembro, quinta-feira, em Envigado, e a final está marcada para o dia 8, domingo, em Medelim.

Elenco tenta se superar

O time araraquarense viajou para a Colômbia com 20 atletas, entre elas algumas experientes como a goleira Thaís, a zagueira Kemily e a atacante Adriane Nenê, que já participaram da Libertadores por outras equipes, mas a maior parte do grupo é formado por jovens talentos. O elenco afeano conta com as goleiras Amanda, Bruna e Thais, as laterais Daiane, Barrinha, Isabela e Thaíni, as zagueiras Mimi, Luana, Kemily e Juliana, as meiocampistas Nicoly, Nuty, Júlia, Patrícia e Rafaela, além das atacantes Adriane Nenê, Cacau, Tábatha e Nayarah.

Vale lembrar que após as conquistas da Copa do Brasil e do Brasileirão do ano passado, a Ferroviária/Fundesport sofreu com a perda de jogadoras, principalmente para a chamada Seleção Brasileira Permanente, que ocasionou um verdadeiro desmanche no time araraquarense, visto que as atletas passavam a defender a Seleção como um clube, de forma exclusiva.

Posteriormente, a CBF distribuiu 20 jogadoras da Seleção entre times que avançaram à segunda fase do Brasileirão, entre as quais estavam 11 ex-afeanas. Com o final da segunda fase, cinco dessas atletas foram eliminadas e a diretoria da Ferroviária/Fundesport solicitou que a CBF as liberasse para a Libertadores, pedido que foi negado na semana passada. A única boa notícia foi a liberação de três jogadoras que foram convocadas pela Seleção Sub-20: a goleira Amanda e as volantes Nicoly e Júlia.

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA x ESPUCE (EQUADOR)
Local: Estádio Municipal de Girardota, Colômbia
Data/Horário: 29 de outubro de 2015, 9h (12h no Brasil)

FERROVIÁRIA – Amanda, Daiane, Mimi, Juliana e Barrinha; Nicoly, Júlia, Patrícia e Rafaela; Tabatha e Adriane Nenê. Técnico: Leonardo Mendes.

ESPUCE – Melane Gutierrez; Priscila, Merlin Zambrono, Maria Perace e Fernanda Jyar; Rossio Mora, Carla Rivadeniri e Alicia Olvido; Daniuska Rodriguez, Daniela Sanchez e Anibar Torres. Técnico: Mauricio Garcia.
 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas