O Inter Araraquara 2015, que foi realizado em Araraquara de 30 de outubro a 2 de novembro, atraiu aproximadamente 15 mil pessoas, entre elas atletas e estudantes. De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Aluisio Braz, o Boi, nos quatro dias de jogos, atividades e shows, o comércio local também lucrou mais de 15 milhões, revertendo parte do valor para o município através de impostos.
“Diante a crise econômica, não poderíamos deixar de sediar esses jogos, uma vez que as possibilidades de ganhos, principalmente no comércio local, são positivas”, afirmou Boi. Para ele, “os empresários aprovaram a iniciativa; ouvi muitos elogios, desde vendedor de pipoca a donos de restaurantes, panificadoras, mercados e toda rede hoteleira”.
“Tivemos poucas reclamações e problemas pontuais, que foram resolvidos rapidamente. Independente disso, faço um balanço positivo dessa quarta edição dos jogos em nossa cidade, até porque, parte das pessoas que passaram por aqui, levarão, positivamente o nome de Araraquara para fora, contribuindo para atrair, até mesmo grandes empreendimentos ou eventos”, ressaltou Boi.
Zeladoria pós-jogos
O secretário também explica que o lixo descartado pelos estudantes, no entorno das escolas, alojamentos e ginásios, foi recolhido por equipes contratadas pela organização, além disso, eles ficaram responsáveis pelos consertos e reparos na estrutura dos prédios públicos, utilizados por eles.
O secretário lembrou que equipes da Prefeitura também estão atuando, intensificando a limpeza nas vias públicas, para que até o final da semana a cidade esteja em ordem.
Os atletas das 23 cidades que participaram dos jogos ficaram alojados em 11 escolas municipais, tudo organizado juntamente com as secretarias da Educação, Saúde e Segurança Pública.