As fortes chuvas que atingiram a região de Araraquara nesta segunda-feira (23) tendem a se repetir durante os meses de dezembro e janeiro, segundo a Defesa Civil.
A previsão foi alvo de discussão durante encontro estadual do órgão, em São Paulo. Segundo dados do Satélite Somar, chuvas intensas com grande volume pluviométrico serão comuns a partir do mês de dezembro, com a chegada do verão – estação com chuvas mais periódicas.
Se por um lado as precipitações podem regularizar a situação de mananciais e melhorar o abastecimento de água em muitos municípios, por outro pode desencadear situações como a registrada em São Carlos nesse início de semana, quando o córrego transbordou, inundou ruas e avenidas e invadiu residências e estabelecimentos comerciais. Em Araraquara, também houve pontos de alagamento e quedas de árvores.
Leia também:
Chuva acima da média provoca estragos na região
Defesa Civil prepara Plano
Em 1º de dezembro, a Defesa Civil dá início à Operação Verão, uma ação de gestão de risco com propósito de preservar vidas e reduzir os danos humanos, materiais e ambientais.
Com vigor até o dia 31 de março de 2016, a Operação engloba os Planos Preventivos da Defesa Civil, o PPDC, que reúne ações integradas entre diferentes órgãos dos governos estadual e municipal, além da própria comunidade com o objetivo de salvar vidas.
“Temos um plano preventivo que tem sido feito em todo estado desde 1988. Este ano, melhoramos as referências para dar ainda mais segurança e evitar que pessoas acabem morrendo em inundação ou alagamentos”, afirmou o Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, coordenador estadual da Defesa Civil.
Novas plataformas
A fim de otimizar a operação dos PPDCs e o monitoramento dos desastres naturais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, em parceria com o Cedec/SP e o Exército Brasileiro, instalaram 706 plataformas de coletas de Dados Pluviométricos, conhecidas como pluviômetros automáticos em 222 municípios, que possibilitará a produção de alertas mais precisos sobre os riscos das cidades, beneficiando diretamente a população.