InícioNotíciasGeralEm seu sétimo livro, Vicente Baroffaldi aborda acessos da Ferroviária à elite

Em seu sétimo livro, Vicente Baroffaldi aborda acessos da Ferroviária à elite

Nova obra do escritor araraquarense apresenta todos os detalhes sobre as três conquistas que colocaram a Locomotiva no patamar mais alto do futebol paulista

Pouco mais de cinco anos após o lançamento de seu primeiro livro, o escritor araraquarense Vicente Henrique Baroffaldi lança sua sétima obra, ‘Ferroviária em Campo – Tricampeã do Acesso’, que traz ao leitor todos os detalhes sobre as três conquistas que colocaram a Ferroviária no patamar mais alto do futebol paulista. Os três títulos da divisão de acesso conquistados em 1955, 1966 e 2015 são abordados a fundo pelo historiador.

O escritor revela que a ideia de produzir o trabalho com esse tema surgiu antes mesmo da campanha brilhante da equipe que sagrou-se campeã da Série A2 no primeiro semestre deste ano. “Tínhamos um plano: se a Ferroviária fosse campeã da Série A2 na corrente temporada, faríamos o livro do tri do acesso. Ficamos na expectativa da confirmação do título, coletando informações e projetando o desenvolvimento das pesquisas e da forma de apresentação dos acessos, em capítulos distintos”, conta Baroffaldi.

O escritor deu seu pontapé inicial na literatura com a produção do livro ‘Ferroviária em Campo’ em 2010, ano em que a Locomotiva completou 60 anos de fundação. A obra traz uma pesquisa detalhada com dados, números e estatísticas que marcaram a trajetória do time grená. Desde então, o autor lançou ‘O Alviceleste do Carmo’ (2011), ‘São Paulo Internacional’ (2012), ‘O Futebol na Terra do Sol’ (2013), além de um ensaio fora do âmbito esportivo com ‘A Deusa Vida/Solidão Cósmica’ (2012). Um ano atrás, lançou ‘Breviário Grená’, que seria uma edição revista, atualizada e ampliada de ‘Ferroviária em Campo’, com ainda mais informações, entre elas alguns dados relacionados ao futebol feminino de Araraquara.

A construção de seu novo trabalho teve algumas particularidades diferentes em relação à produção dos outros livros pelo fato de ser um único tema, no caso os títulos que resultaram nos acessos à elite. “Por se tratar de um tema específico, houve um aprofundamento nas pesquisas com uma grande coleta de informações, de muitas fontes, sendo o assunto mais explorado e detalhado. Também foi juntado um apreciável número de fotos, formando-se galeria ao término de cada acesso, por sugestão de Paulo Luís Micali, nosso colaborador de sempre”, destaca o escritor, citando o nome de seu amigo que o auxiliou desde o início de sua trajetória como escritor.

Vicente é um dos afeanos que não conseguem conter a alegria de voltar a ver o time entre as maiores forças do estado, e por isso faz uma análise sobre as vantagens que um acesso como o de 2015 pode trazer a Araraquara. “A economia da cidade é alavancada; o comércio, beneficiado. O moral é elevado e tudo flui naturalmente a partir de uma promoção que é, por si, conceituada. No caso particular de Araraquara, significa uma reconquista de algo precioso que lhe pertenceu, durante 40 anos, e que lhe foi tomado e mantido à distância por 19 longos anos. A retomada do ‘status’ é extremamente importante, mexendo com os brios da comunidade”, analisa.

No tocante às mudanças de regras promovidas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para o estadual, entre elas a mais rígida que é a de rebaixar seis equipes, Baroffaldi deixa claro sua insatisfação e preocupação. “Os clubes grandes querem reduzir ao máximo o tempo de duração do Campeonato Paulista porque têm ambições em outros âmbitos (nacional e internacional), por julgá-los mais rentáveis. Cuidam, com isso, de seus próprios interesses. E eles têm o poder decisório. Com isso, o futebol do Interior vai vivendo o seu drama. Cumpre estruturar-se melhor para figurar entre os melhores, dentro da tendência irreversível do futebol-empresa. A Ferroviária já se insere nessa condição, mas precisa evoluir muito em termos estruturais. Somente os melhores sobreviverão. O número de clubes profissionais tende a ser limitado. Prevalecerá a qualidade”, completa.

O livro ‘Ferroviária em Campo – Tricampeã do Acesso’ (Editora Pontes) se encontra à venda por R$ 30 na Livraria Vamos Ler, que fica localizada na Rua São Bento, entre avenidas Duque de Caxias e Espanha.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas