InícioNotíciasGeralConfira quais são os favoritos para se destacarem no Paulistão

Confira quais são os favoritos para se destacarem no Paulistão

Interior dividido em dois grupos: para chegar e para não cair

A Ponte Preta é o grande favorito entre os times do Interior, mas sofreu um desmanche que pode ser comparado ao todo poderoso Corinthians. Os outros 15 clubes podem ser divididos em dois grupos. Um deles é formado pelos os times organizados e que vão brigar até por classificação. Outro tem os clubes que vão correr risco de queda até as últimas rodadas, incluindo os novatos que são, em tese, incógnitas.

O time campineiro perdeu seis titulares importantes e pode ter dificuldades para se recompor. Mas é forte para ‘namorar’ a rabeira. Ficou sem titulares importantes como o goleiro Marcelo Lomba (Bahia), o lateral Rodinei (Flamengo), o zagueiro Renato Chaves (Fluminense); o volante Fernando Bob (Internacional-RS), os atacantes Biro Biro foi para a China, Shanghai Shenxin, e Felipe Oliveira para o Japão, Kashiwa Reysol.

Tirando a Ponte Preta, que está no grupo dos grandes, tanto que disputa inclusive o Brasileirão, os outros 15 clubes entram na luta com o primeiro objetivo de evitar o rebaixamento “inesperado” de seis times para a Série A2. A mudança no regulamento criou um ano decisivo, mesmo porque quem cair vai suar muito para voltar depois. Sem contar que as equipes remanescentes em 2017 vão estar entre os 16 times da Série A1 e com uma receita maior.

Alguns times investiram bastante e têm boa estrutura como o Red Bull Brasil, de Campinas, e o Audax, de Osasco. Na preparação o Rio Claro deu pinta de que pode se garantir também na elite, bem como o São Bernardo, com um elenco experiente.

A expectativa é grande em cima do Botafogo. Após conquistar o título do Brasileiro da Série D e chegar à Série C, o clube de Ribeirão Preto promete ser o novo Ituano, que fez bonito em 2014 ao ficar com o título ao bater o Santos. Chegou a perder peças importantes após o acesso à Série C, mas repôs à altura. Já o clube de Itu vem com novidades e, motivado depois de fazer a sua melhor campanha na Copa SP. Jovens da base devem subir. Em 2015 chegou às oitavas de finais da Copa do Brasil.

O XV de Piracicaba investiu bastante, tem tradição, mas é sempre uma incógnita, perdendo, inclusive, nomes importantes para o início da temporada como Gerson Magrão, com uma fissura na costela, e Canavarros, com um mal-súbito.

O Mogi Mirim, pós “Era Rivaldo” tem um grupo mediano, e tenta se recuperar do baque do rebaixamento para o Brasileiro da Série C. O mesmo vale para São Bento, que tem um time, mas não um elenco. O Capivariano montou um grupo barato e pode cair em seu segundo ano na elite, enquanto o Linense ainda gera dúvidas, já que não se sabe se apresentará o mesmo futebol que o fez campeão da Copa Paulista ano passado.

Entre os novatos, Ferroviária e Novorizontino estão bem montados. O time de Araraquara tem como novidade o técnico português Sérgio Vieira, emprestado pelo parceiro Atlético-PR. O time da pequena e rica cidade de Novo Horizonte tem como atração o polivalente Richarlyson.

O Água Santa investiu pesado, contratou nomes como Guaru e Francisco Alex, além do goleiro Roberto, ex-Ponte, mas pode pagar pela inexperiência na elite. Enquanto isso, a experiência pode jogar ao lado do Oeste, que conta com Marcelinho Paraíba no elenco, e volta a Itápolis após disputar a Série B em Osasco.

Confira abaixo o time-base de cada time do interior para o Paulistão:

ÁGUA SANTA – Roberto; Jonhatan, Eli Sabiá, Cleber e Diego Tarracha; André Rocha, Sérgio Manoel, Tchô (Guaru) e Eder; Everaldo e Rafael Miranda. Técnico: Márcio Ribeiro.

AUDAX – Felipe Alves; Bruno Lima, Maurício, Léo Bahia e Felipe Rodrigues; Yuri, Velicka, Juninho, Márcio Diogo e Rodrigo Andrade; Ytalo. Técnico: Fernando Diniz.

BOTOFAGO – Neneca; Daniel Borges, Caio Ruan, Mirita e Augusto Ramos; César Gaúcho, Rodrigo Thiesen, Diego Pituca e Danilo Bueno; Paulinho e Nunes. Técnico: Marcelo Veiga.

CAPIVARIANO – Cléber; Rafael, Bonfim, Leandro, Vicente e Júlio César; Everton Dias, Kleiton Domingues e Anderson Rosa; Rodolfo e Carlão. Técnico: Evaristo Piza.

FERROVIÁRIA – Rodolfo; Igor Julião, Wanderson, Luan e Marcão; Renato Xavier, Juninho, Rosseto e Danielzinho; Samuel e Tiago Adan. Técnico: Sérgio Vieira.

ITUANO – Fábio; Raul Prata, Naylhor, Luiz Felipe e João Paulo; Wellington Simião, João Denoni, Jonatan Lima e Guilherme; Claudinho e Ruan. Técnico: Tarcísio Pugliese

LINENSE – Oliveira; Bruno Moura (Paulo Henrique), Ednei, Adalberto e Lazaroni; Bileu, Zé Antônio, Leandro Brasília e Thiago Humberto; Cristiano e Rogerinho (Anderson Aquino). Técnico: Moacir Júnior.

MOGI MIRIM – Daniel; Alex Reinaldo, Paulão, Gabriel Dias e Bruno Teles; Josa, Bruninho, Wendel e Gustavo Costa; Léo Arthur e Matheus Ortigoza. Técnico: Toninho Cecílio.

NOVORIZONTINO – Anderson; Eder, Luizão, Jeci e Paulinho; Adriano, Richarlyson, Fagner e Pedro Carmona; Pereira e Wesley. Técnico: Guilherme Alves.

OESTE – Fábio (Leandro Santos); Guilherme (Amaral), Brinner (Daniel Gigante), Liger e Fernandinho; Betinho, Elivélton, Patrick e Mazinho; Marcelinho Paraíba e Ricardo Bueno. Técnico: Renan Freitas

PONTE PRETA – Matheus (João Carlos); Nino Paraíba, Fábio Ferreira, Ferron e Gilson; Marcos Serrato, Elton e Felipe Azevedo; Rhayner, Wellington Paulista e Taiberson. Técnico: Vinícius Eutrópio.

RED BULL BRASIL – Saulo; Alex Reinaldo , Anderson Marques, Dráusio e Willian Rocha; Willian Magrão, Luan, Thiago Galhardo e Rafael Costa; Roger e Edmilson. Técnico: Maurício Barbieri.

RIO CLARO – Lucas; Luís Felipe, Alex Silva, Odair e Felipe Saturnino; Elsinho, João Gabriel, Paulinho e Caio Mancha; Chico e Romarinho (Léo Costa). Técnico: Luís dos Reis.

SÃO BENTO – Henal; Régis, João Paulo, Pity e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Eder e Everton Sena; Rossi, Rodriguinho (Anderson Cavalo) e Diego Clementino (Morais). Técnico: Paulo Roberto

SÃO BERNARDO – Daniel; Lucas Newiton, Diego Ivo, Luciano Castán e Léo Veloso; Daniel Pereira, Marino, Cañete e Magal; Henan e Hugo. Técnico: Roberto Fonseca.

XV DE PIRACICABA – Bruno Brígido; Daniel, Fábio Sanches, Heitor e Julinho; Magal, Léo Salino e Aloísio; Henrique Santos, Diney e Rodrigo Silva. Técnico: Claudinho Batista.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas