InícioNotíciasGeralAudax e Santos disputam primeiro jogo da final do Paulistão

Audax e Santos disputam primeiro jogo da final do Paulistão

Partida deste domingo colocará frente a frente a surpresa da competição e o time que disputa sua oitava final consecutiva

Começará a ser decidida neste domingo a grande final do Paulistão 2016. Audax e Santos se enfrentam às 16 horas no Estádio José Liberatti, em Osasco, pelo jogo de ida da decisão da principal divisão do futebol estadual.

Como teve melhor campanha que o Audax juntando todas as fases anteriores, o Santos tem o direito de fazer o segundo jogo da final diante de seus torcedores, na Vila Belmiro. A partida está marcada para o dia 8 de maio (domingo), também às 16 horas. Vale lembrar que, na decisão, o gol fora de casa não conta como critério de desempate. No ano passado, por exemplo, o Palmeiras ganhou do Peixe de 1 a 0 no Allianz Parque e perdeu de 2 a 1 na Vila Belmiro. A decisão acabou indo para os pênaltis.

A partida deste domingo também pode ser considerada um confronto entre Davi e Golias. O Audax surgiu em 2011 – antes era chamado de Pão de Açúcar – e disputa pela terceira vez a elite do Paulistão. Ou seja, se levar a melhor sobre o Santos, esse será o primeiro título da história do clube de Osasco.
Por outro lado, o Santos disputa sua oitava final de Campeonato Paulista seguido e vai em busca do bi, pois ano passado bateu o Palmeiras. Além disso, o Peixe pode igualar ao Verdão como segundo maior campeão do Estadual, com 22 títulos, deixando o São Paulo para trás. Quem lidera o ranking é o Corinthians, com 27.

Sensação do Paulistão desde o início, o Audax terminou a fase classificatória na liderança do Grupo C com 24 pontos e ganhou o direito de fazer as quartas de final contra o São Paulo no José Liberatti. Resultado: goleada por 4 a 1 e vaga na semifinal. Após arrancar um empate no tempo normal por 2 a 2, eliminou o Corinthians nos pênaltis e fez a festa em plena Arena Corinthians. Ao todo, foram 17 jogos, com oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
O Santos passeou na primeira fase e foi o líder isolado do Grupo A com 32 pontos, cinco a mais que o São Bento, terminando também com a segunda melhor campanha no geral, ficando atrás apenas do Corinthians. Nas quartas de final, venceu o Bentão por 2 a 0 na Vila Belmiro e, assim como o Audax, garantiu vaga na final ao eliminar o Palmeiras nos pênaltis depois de um empate no tempo normal por 2 a 2. No geral, o time de Dorival Júnior teve dez vitórias, seis empates e apenas uma derrota.

O Audax finalizou sua preparação em Sorocaba e partiu rumo à Osasco para a final histórica do Campeonato Paulista diante do favorito Santos. O técnico Fernando Diniz fez seu último treinamento com os portões fechados e escondeu o jogo para a decisão. Francis, em fase final de recuperação de uma leão, e o goleiro Felipe Alves, estão vetados pelo Departamento Médico.
Com isso, apesar de todo mistério, Fernando Diniz deve levar a campo o mesmo time que passou pelo Corinthians no último final de semana. O treinador garantiu que não vai mudar o seu estilo de jogo e prometeu ir para cima do Santos para buscar o título.

O Santos está praticamente definido para o jogo deste domingo. A única dúvida está na defesa. Apesar de ter treinado na última sexta-feira, David Braz ainda sente um incômodo no tornozelo esquerdo, torcido na partida diante do Palmeiras, e será melhor avaliado. Se não tiver condições, dará lugar para o jovem Lucas Veríssimo.
Apesar de todo mundo considerar o Santos como grande favorito para essa final, o treinador mantém os pés no chão e acredita que o time corre um sério risco de ser surpreendido pelo Audax. “Acho que corrermos um risco muito grande. Primeiro que o Audax tem um trabalho e um conceito de jogo aprimorado a todo momento. Uma equipe que tirou os adversários que tirou não foi por acaso”, disse Dorival.

FICHA TÉCNICA

AUDAX x SANTOS
Local: Estádio José Liberatti – Osasco (SP)
Data/Horário: 1º de maio, 16h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Herman Brumel Vani e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

AUDAX – Sidão; Tchê Tchê, André Castro, Bruno Silva e Velicka; Yuri, Camacho e Juninho; Mike, Ytalo e Bruno Paulo. Técnico: Fernando Diniz.

SANTOS – Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz (Lucas Veríssimo) e Zeca; Tiago Maia, Renato, Vitor Bueno e Lucas Lima; Gabriel e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas