InícioNotíciasGeralFerroviária e Fluminense se enfrentaram apenas duas vezes na história

Ferroviária e Fluminense se enfrentaram apenas duas vezes na história

Duas partidas anteriores foram 1960 com direito a 5 a 1 da AFE em casa

Ferroviária e Fluminense se enfrentaram apenas duas vezes na história. Os duelos ocorreram em 1960, em jogos amistosos. A equipe de Araraquara havia feito uma campanha excepcional no Campeonato Paulista de 1959, terminando o torneio em 3º lugar, ao lado do São Paulo e atrás apenas do Santos e do Palmeiras. Tratava-se de um futebol de técnica apurada, bola de pé em pé, com significativo entrosamento. Até sua terceira participação no Paulistão, o cartaz da AFE era apenas paulista.                                               

Depois das grandes performances, outros clubes quiseram conhecer o diferenciado futebol jogado pelos afeanos e viriam os amistosos com o Fluminense e o primeiro giro internacional. No caso do time das Laranjeiras, o Fluminense propôs a realização de dois encontros,  tendo em vista a sequência de sua preparação no Rio-São Paulo, torneio que acabaria ficando com o título. Os duelos aconteceram em março de 1960.

O primeiro desafio foi agendado para o Maracanã no dia 6 de março. Com dez anos de fundação, a Locomotiva atuou, pela primeira vez, no então maior estádio de futebol do mundo, inaugurado no mesmo ano de instituição do time.

Jogando em casa, a experiente equipe do Fluminense, com grandes craques em suas fileiras, suplantou os grenás por 3 a 0. O placar elástico deve ter deixado os cariocas muito confiantes para o segundo jogo, disputado em Araraquara. Foi assim que, dez dias depois, em 16 de março de 1960, uma quarta-feira à noite, a Fonte Luminosa recebeu a presença do grande clube das Laranjeiras.

A Locomotiva saiu dos trilhos para voar igual a um trem-bala. Abateu o poderoso oponente por 5 a 1, devolvendo com juros os 3 a 0 do primeiro embate.

O alerta serviu para o tricolor do Rio. Tanto que, logo em seguida, ele desenvolveu uma campanha excelente no Torneio Rio – São Paulo, destacada competição da época no território nacional, sagrando-se campeão com méritos indiscutíveis (6 vitórias, 2 empates e uma derrota; 22 gols a favor e 12 contra).   

Quatro dias depois de ser goleado na Fonte Luminosa, o Fluminense recebeu o São Paulo no Maracanã e impôs uma sonora goleada ao tricolor paulista: 7 a 2. A escalação do Flu nesse jogo mostra que ele não veio a Araraquara com um time misto. (Informações: Alessandro Bocchi)

FICHAS TÉCNICAS

1º JOGO – Fluminense 3 x 0 Ferroviária
Data – 6 de março de 1960, domingo à tarde
Local – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Finalidade – Amistoso Nacional
Árbitro – Antônio Viug (RJ)
Renda – Cr$ 421.764,00
Público – 12.404
Gols – Wilson, Valdo e Jair Francisco
FLUMINENSE – Victor Gonzalez; Jair Marinho, Pinheiro e Edmilson (Edir); Altair e Clóvis; Maurinho, Telê Santana, Valdo, Wilson (Jair Francisco) e Escurinho. Técnico: Zezé Moreira
FERROVIÁRIA – Rosan; Porunga, Antoninho e Cardarelli; Dirceu e Rodrigues; Amaral, Dudu, Baiano, Bazani e Beni. Técnico: José Carlos Bauer  

2º JOGO- Ferroviária 5 x 1 Fluminense
Data – 16 de março de 1960, quarta-feira à noite
Local – Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Finalidade – Amistoso Nacional
Árbitro – João Rodrigues
Renda – Cr$ 162.000,00
Gols da AFE – Faustino, Bazani, Baiano, Dudu e Baiano
Gol do Flu – Jair Francisco
FERROVIÁRIA – Rosan (Fia); Porunga (Cardarelli), Antoninho e Walter: Dirceu (Zé Maria) e Rodrigues; Amaral, Baiano (Palico), Bazani, Dudu e Faustino. Técnico: José Carlos Bauer
FLUMINENSE – Castilho; Jair Marinho, Hércules e Altair; Edmilson (Jair Santana) e Clóvis; Maurinho (Almir), Paulinho, Wilson (Romeu), Jair Francisco e Escurinho (Maurinho). Técnico: Zezé Moreira

 

Notícias relacionadas

Mais lidas