A Ferroviária não conseguiu fazer valer a vantagem do empate, construída na primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, quando venceu o Flamengo por 2 a 1, na Fonte Luminosa. No jogo de volta, na noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro, as cariocas fizeram 1 a 0 e, pelo gol marcado fora de casa, conquistaram a vaga para a final do torneio. Flamengo e Rio Preto se classificaram e decidirão o Brasileiro.
Em sua avaliação da semifinal, o técnico Leonardo Mendes destacou as chances criadas pela Ferroviária. “Nós tentamos fazer os dois jogos contra o Flamengo dificultando ao máximo a chegada delas ao nosso gol pelas ocupações de espaço e conseguimos fazer isso muito bem. Trabalhamos para criar o maior número de situações possíveis de gol e também conseguimos: nos dois jogos tivemos mais que o dobro de finalizações. Ontem [05], tivemos uma superioridade muito grande em relação ao Flamengo, mas, infelizmente, não foi o suficiente para sairmos com a classificação”, considera.
Mendes ainda elogiou a atuação da equipe não só na semifinal, mas durante toda a competição. “Faltou um pouco de eficiência contra o Flamengo, mas fico tranquilo e orgulhoso pelo que as meninas desempenharam. Foram muito bem, fizeram tudo dentro da nossa proposta de jogo. No futebol são detalhes que no final acabam fazendo a diferença, mas o desempenho das atletas foi muito bom em todas as partidas”, diz. “Acredito que agora, na sequência do Campeonato Paulista, nós vamos fazer cada vez mais bons jogos e tentar melhorar nos detalhes que estão influenciando nos resultados das partidas que não estamos conseguindo vencer”.
A goleira Aline definiu o sentimento predominante entre as jogadoras. “A eliminação é triste, mas no esporte não há tempo para muita consolação. Precisamos continuar olhando para frente para conquistar outros objetivos importantes que ainda buscamos. É motivador saber que existe uma proposta de jogo e um trabalho objetivo sendo desenvolvido no nosso time. Agora é bola pra frente e muita dedicação para fortalecer a equipe”, considerou.
A Ferroviária se reapresenta na próxima semana. A equipe principal volta a campo no dia 21 de maio pelo Campeonato Paulista, contra a Francana, às 10 horas, em Franca. Também na semana que vem, a base inicia a segunda etapa da I Liga Sub-20, no Rio de Janeiro.