Ainda vivendo uma situação desconfortável na tabela de classificação do Brasileirão, o São Paulo já se mexe no mercado visando a temporada 2017. Uma das medidas da diretoria foi retomar as conversas pelo atacante araraquarense Rafael Marques, do Palmeiras. Quem cuida do planejamento para o ano que vem é o diretor-executivo Marco Aurélio Cunha, responsável por contatos iniciais com atletas que interessam ao clube.
Não é de hoje que o São Paulo tem interesse em Rafael Marques. Quando ainda era comandado pelo argentino Edgardo Bauza, o Tricolor tentou contratá-lo do Palmeiras. Na época, tentou envolver Michel Bastos como moeda de troca, negócio que interessou ao rival. No entanto, quando as tratativas já estavam adiantadas, o técnico Cuca colocou Rafael para fazer seu sétimo jogo no Campeonato Brasileiro, limite para se transferir para outro clube da Série A.
Agora, a situação não é muito diferente. Michel Bastos está sem clima no São Paulo. Não foi sequer relacionado para o clássico contra o Santos, na última quinta, e voltou a ficar fora da lista para encarar o Fluminense nesta segunda-feira. É moeda de troca e poderá ser usado para adquirir o atacante, caso o Palmeiras aceite. Já o araraquarense tem sido reserva no Palmeiras, mas entra com frequência nos jogos. Neste domingo, porém, foi desfalque contra o Figueirense por conta de desgaste físico.
Rafael Marques e Michel Bastos têm a mesma idade, 33 anos, e o mesmo tempo de contrato a cumprir em seus clubes: até dezembro do ano que vem. Por isso, a troca sugerida pelo Tricolor foi com cada clube assumindo o salário do jogador adquirido. Ainda não é certo que o mesmo modelo seja sugerido caso as conversas do São Paulo com o atacante avancem.