Sem espaço no concorrido meio de campo do Palmeiras, de Eduardo Baptista, o jovem Luiz Gustavo acabou sendo emprestado para o Munique 1860, da Alemanha. O jogador, de apenas 22 anos, disputou o último Campeonato Brasileiro da Série B pelo Avaí e o último Paulistão pela Ferroviária.
Luiz Gustavo, que fez uma espécie de intercâmbio no Arsenal quando mais jovem, atuou por Ferroviária e Vitória, mas nunca conseguiu uma sequência no elenco principal do Palmeiras. Chegou a ser aproveitado em 2012, quando Felipão era o técnico, mas não emplacou e acabou emprestado constantemente.
“É uma grande oportunidade. Jogar num clube tradicional da Alemanha é o sonho de qualquer jogador. Estou muito motivado e farei o meu melhor no Munique”, disse o empolgado volante, que também sabe fazer a função de zagueiro e lateral.
A posição de volante é uma das mais concorridas no Alviverde. Hoje, os titulares são Tchê Tchê, Moisés e Arouca, mas a equipe ainda conta com Rodrigo, Thiago Santos e Felipe Melo, a badalada contratação da equipe para a temporada 2017.