O outono começou e já muda a paisagem em várias regiões do país. Em breve, as temperaturas começam a baixar e será possível investir em roupas mais quentinhas e nas tendências para a estação.
Com foco na nova estação, Erika Oliveira Ferreira, docente de moda do Senac Araraquara, levantou dicas preciosas de como aproveitar ao máximo a estação. As tendências de moda, este ano, vêm para atender a todos os públicos. Dos tons de nude até as nuances mais fortes como vermelho, berinjela, roxo e verde e até os metalizados, o que vale é se aquecer com conforto e respeitando seu estilo pessoal.
Para Erika Oliveira Ferreira, as padronagens como as listras (verticais e horizontais), o xadrez – estilo buffalo, poás e estampas como cashmere, floral antigo e lenço, vêm com tudo. “A moda está muito democrática, ao término de cada temporada de desfiles temos um resumo de tendências, mas o que prevalece hoje é o estilo pessoal, nada mais interessante do que entender o que lhe cai bem”, aponta.
Outras inspirações permanecem na temporada, o retrô se mantém fortíssimo, mesclando os estilos dos anos 70 (boca de sino) e 80 (cores fortes); o estilo militar marcante em estamparias e acessórios, favorecendo um look contemporâneo, e a mescla entre o estilo unissex, peças românticas inspiradas no ballet e até as esportivas calças jogging de moletom.
Hora de investir nos cuidados com a pele
A época também é perfeita para intensificar os cuidados com a pele e investir em tratamentos de renovação como o peeling e limpeza de pele. Para Fabiane Siqueira, docente da área de beleza e estética, o clima mais ameno é ideal para realizar procedimentos que podem ajudar a recuperar o viço e a luminosidade da pele. “Os meses mais frios são ideais para procedimento como os peelings, revitalização facial e outros tratamentos que exigem cuidado com o sol, por causar da descamação da pele. Porém, os resultados são rápidos e eficientes e os pacientes conseguem melhorar a textura, atenuar rugas, cicatrizes e manchas”, esclarece.
A especialista ainda alerta sobre os cuidados com a pele do corpo. “A hidratação constante mantém a elasticidade e a saúde desse órgão que exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções”, orienta Fabiane.
Para não perder o brilho natural e saudável do rosto, além da elasticidade do corpo, a hidratação da pele pode ser obtida através de produtos de uso tópico que tenham ingredientes que promovam uma atração de água para a pele, como réplica do fator hidratante natural, entre eles propilenoglicol, glicerina, sorbitol, ureia e lactatos. “Mesmo com as baixas temperaturas, também é preciso ingerir no mínimo dois litros de água por dia e evitar banhos muito quentes”, reforça.