InícioNotíciasSaúde confirma segundo caso de febre amarela em Araraquara

Saúde confirma segundo caso de febre amarela em Araraquara

Criança de um ano e oito meses foi internada no Hospital São Paulo com sintomas da doença
O resultado dos exames feitos em um menino de um ano e oito meses, internada desde a semana passada, no Hospital São Paulo, em Araraquara, confirmou ele está com febre amarela. O garoto chegou a ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas se recuperou de modo satisfatório. 
 
O caso já é o segundo registrado na cidade. O primeiro foi confirmado no último dia 8 de março e resultou na morte de um paciente, de 49 anos (relembre o caso). Outro caso com vítima fatal foi registrado no município de Américo Brasiliense
 
No último sábado (25), a Vigilância Sanitária de Américo Brasiliense e a Diretoria Regional de Saúde (DRS) decretou a interdição do Clube Náutico, local onde duas vítimas de Araraquara estiveram e podem ter se contaminado. O Clube emitiu nota de repúdio contra a decisão e afirma que todas as medidas possíveis foram tomadas para alertas os sócios sobre os riscos, além de incentivar a vacinação. 
 
O médico Luis Cláudio Lapena, que também é familiar da criança, falou ao Jornal da Morada na última quarta-feira (29) sobre a boa recuperação do paciente (veja abaixo).
 
Postos abrem para vacinação 
 
Neste sábado (1º), todos os postos de saúde de Araraquara estarão abertos das 8h às 16h para imunizar a população contra a febre amarela. A força-tarefa é uma iniciativa da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Haverá também postos de vacinação em frente ao Paço Municipal, no SESA (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) e na sede administrativa (Bento de Abreu) do Clube Náutico.
 
Quem ainda não se vacinou deve procurar uma das unidades, uma vez que essa é a única forma de prevenção da doença, transmitida por mosquitos. O objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar 100% da população e, segundo estimativa, faltam apenas 8%.
 
A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos 9 meses de idade com reforço aos 4 anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses, sendo a segunda após 10 anos. Quem tem mais de 60 anos de idade deve passar antes por uma avaliação médica.
 
A vacina é contraindicada para crianças com menos de 9 meses de idade, gestantes, pacientes imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina.
 
A Prefeitura ressalta que não há transmissão de febre amarela na área urbana. Entretanto, reforça a importância da vacinação que foi intensificada desde o início do ano nos postos de saúde e na área rural. Pessoas que não estejam vacinadas devem evitar regiões que tenham matas, como pesqueiros, beiradas de cachoeiras, de lagos e regiões da zona rural, inclusive chácaras.
 
A vacina também pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do município, das 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.
 
 
 
Posto de saúde com aplicação da vacina contra a febre amarela:
 
Unidade do Jardim Ieda
Unidade do Jardim Iguatemi
Unidade do Cecap
Unidade do Jardim Cruzeiro
Unidade do Jardim das Hortênsias
Unidade do Yolanda Ópice
Unidade do Santa Lúcia I
Unidade do Santa Lúcia II
Unidade do Santa Lúcia III
Unidade do Bela Vista
Unidade do Melhado
Unidade do Laranjeiras I
Unidade do Laranjeiras II
Unidade do Vale do Sol
Unidade do Santa Angelina
Unidade do Maria Luiza
Unidade de Bueno de Andrada
Unidade do Selmi Dei I
Unidade do Jardim Indaiá
Unidade do Selmi Dei IV
Unidade do Adalberto Roxo
Unidade do Jardim Marivan
Unidade do Jardim Paulistano
Unidade do Jardim Brasília
Unidade da Vila Xavier
Unidade do Jardim Brasil
Unidade do Jardim Biagioni
Unidade do Jardim Pinheiros
Unidade do Jardim América
Unidade do Jardim Altos de Pinheiros
Unidade do Parque Residencial São Paulo
 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas