Nesta quinta-feira (25), o principal treinador do futebol brasileiro da atualidade, Tite, completa 56 anos de vida no melhor momento de sua carreira. Após se aposentar dos gramados, o técnico construiu sua trajetória no banco de reservas e comemora aniversário com aproveitamento de 100% à frente da Seleção Brasileira.
Adenor Leonardo Bachi é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e começou sua carreira de jogador no clube homônimo de sua cidade natal. Sua primeira oportunidade na equipe profissional aconteceu em 1978. O ex-volante atuou pelo Caxias por 121 vezes em seis temporadas.
Em 1984, foi vendido ao Esportivo de Bento Gonçalves-RS. No ano seguinte, foi negociado com a Portuguesa, onde atuou por uma temporada. Do clube do Canindé, foi para o Guarani. Em Campinas, foi vice-campeão brasileiro em 1986 e vice-campeão paulista de 1988. Teve a carreira abreviada, aos 28 anos, por graves lesões nos joelhos.
Após pendurar as chuteiras, Tite se formou em Educação Física, em Campinas, e iniciou sua carreira de técnico no Guarany de Garibaldi-RS. Na década de 1990 ainda dirigiu outros clubes gaúchos como o Veranópolis, Ypiranga e Juventude. Em 2000, levou o Caxias ao título do Campeonato Gaúcho. No ano seguinte, foi contratado pelo Grêmio e se tornou campeão gaúcho e da Copa do Brasil.
Depois do sucesso no tricolor gaúcho, Tite dirigiu o São Caetano, e ajudou a formar o time campeão paulista de 2004. Ainda treinou os galáticos do Corinthians em 2005, Atlético Mineiro, Palmeiras, AL Ain-EAU, Internacional, AL-Wahda-EAU, até chegar novamente ao Corinthians, onde tudo mudou.
No retorno ao Parque São Jorge em 2010, na reta final de Brasileiro, o Corinthians se classificou para a Pré-Libertadores. Em 2011, comandou o time que foi eliminado pelo Tolima-COL, porém a diretoria alvinegra confiou no trabalho do treinador e o manteve no cargo. Se tornou vice-campeão paulista e campeão brasileiro daquele ano.
O melhor, porém, estava por vir. Em 2012, Tite conduziu o Corinthians ao título inédito da Libertadores e a conquista do Mundial de Clubes diante do Chelsea-ING, cravando de vez seu nome na história do clube.
No ano seguinte, conquistou o Campeonato Paulista e a diretoria optou por não renovar o contrato com o treinador. 2014 foi um ano sabático para o comandante e em 2015 retornou ao clube de Parque São Jorge. Em sua terceira passagem pelo Corinthians, mais uma vez foi campeão brasileiro.
O sonho de se tornar técnico da seleção brasileira se concretizou em 2016. Após sair na semifinal do Campeonato Paulista, Tite aceitou o convite da CBF e deixou o Corinthians na sétima rodada do Campeonato Brasileiro para assumir a seleção canarinho, no lugar deixado por Dunga.
Pela Seleção Brasileira, Tite atingiu a marca de treinador com maior números de vitórias consecutivas sob o comando verde e amarelo. Ele superou João Saldanha, que somava seis triunfos seguidos, e coleciona nove triunfos, sendo oito pelas Eliminatórias da Copa da Rússia 2018 e um amistoso diante da Colômbia, no Rio de Janeiro.
Sob o comando de Tite, o Brasil saiu da sexta colocação nas Eliminatórias e se tornou o primeiro país a se classificar para o mundial da Rússia, com exceção do país sede que já está garantido. Dentre os destaques estão a vitória contra a Argentina por 3 a 0 e a goleada no Uruguai, por 4 a 1, em Montevidéu.