InícioCidadesCidadePrefeitura paga salários de funcionários “emprestados”

Prefeitura paga salários de funcionários “emprestados”

Servidores ocupam funções em órgãos do Estado e da União. Sindicato critica prática

A Prefeitura de Araraquara tem atualmente 38 servidores emprestados ao Governo de São Paulo ou outros entes federados. No entanto, os salários de pelo menos 34 desses servidores ainda é pago pelo município.

Se considerarmos um salário médio de R$ 2.500, a prefeitura desembolsa mais de R$ 1 milhão por ano apenas com a remuneração de funcionários lotados em órgãos como o 13º Batalhão da Polícia Militar, Vara do Trabalho, Cartório Eleitoral, Batalhão da Polícia Rodoviária, distritos policiais, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial e até para a Polícia Federal.

Além dos 34 servidores remunerados pelo município, outros 4 funcionários da Prefeitura estão licenciados de suas funções, sem remuneração: dois que servem a Assembleia Legislativa, um funcionário do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e outro da Subsecretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo.

O empréstimo de funcionários é criticado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (SISMAR), que representa a categoria. Para a entidade, os órgãos estaduais burlam concurso público para preenchimento das vagas existentes fazendo uso de servidores municipais cedidos. Outro situação apontada pelo sindicato é que servidores municipais passam a exercer as atribuições de servidores estaduais e federais com um salário muito menor.

Os seis servidores lotados em delegacias também não recebem adicionais pagos aos servidores estaduais e federais, como periculosidade e adicional de risco em delegacias.

A Prefeitura de Araraquara não se manifestou sobre o assunto.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas