O SOS Melhor Amigo divulgou o relatório dos atendimentos prestados durante a ação solidária “Cão Feliz é Cão Sadio”, realizada no Parque São Paulo, no último domingo, dia 04.
Foram atendidos 497 animais, dos quais 495 foram registrados e fotografados. Os voluntários distribuíram cerca de mil comprimidos de vermífugos ( 1ª e 2ª dose), amostras de xampu contra pulgas e carrapatos e ração. Todos os cães passaram pela higienização de ouvidos e corte de unhas.
Quase 70 “Vale Chip” foram entregues, cujos animais serão chipados gratuitamente na Clínica São Luiz.
O trabalho desenvolvido pelo SOS Melhor Amigo acabou ainda gerando um censo animal. O levantamento revela a existência de 685 animais no bairro, sendo 572 cães e 113 gatos.
Dos 572 cães, 310 são fêmeas, sendo que 120 são castradas ( 40%). Dos 262 cães machos, somente 35 estão castrados (14%).
“Este resultado evidencia que o trabalho de castração dos grupos de proteção da cidade, focado na castração de fêmeas, vem dando resultados, embora seja necessário a castração gratuita permanente por parte da Prefeitura Municipal”, avaliou Betty Peixoto, do SOS Melhor Amigo.
Quanto aos gatos, dos 113 declarados, 60 são fêmeas, sendo que 45 são castradas (75%). Dos 53 machos,27 são castrados (50%). Segundo Betty, isso indica um índice muito bom de conscientização sobre a castração de felinos.