Neste domingo (11), quatro paulistas entram em campo pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Corinthians e São Paulo fazem o clássico paulista, às 16h, em Itaquera, e a Ponte Preta recebe a Chapecoense no Estádio Moisés Lucarelli, no mesmo horário. Mais tarde, às 19h, o Santos enfrenta o Atlético Paranaense na Arena da Baixada.
Clássico paulista
As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes na atual temporada e voltam a se encontrar, mas desta vez no Brasileirão. No primeiro duelo, pela Florida Cup, o São Paulo ganhou nas penalidades. Na primeira fase do Estadual, o resultado final foi um empate e, na semifinal, o Corinthians eliminou o rival após duas vitórias.
Com promessa de novamente casa cheia, o Corinthians, líder do torneio com 13 pontos, está invicto há 18 jogos e não perde desde o dia 19 de março, quando foi derrotado pela Ferroviária pelo Paulistão 2017. Para a partida, o técnico Fábio Carille deve repetir a equipe que goleou o Vasco na última rodada por 5 a 2.
Na sétima colocação com sete pontos, o São Paulo também vem de um bom resultado – 2 a 0 diante do Vitória – e deseja o primeiro triunfo fora de seus domínios, já que só venceu na competição no estádio do Morumbi. Thiago Mendes, que estava recuperado de lesão, acabou sendo cortado de última hora na última partida e deve desfalcar novamente a equipe do técnico Rogério Ceni.
Elano novamente
Mesmo com o anúncio de Levir Culpi como o novo treinador do Santos, o auxiliar técnico Elano, ídolo do clube, novamente comandará a equipe como interino, já que esteve à frente na última partida contra o Botafogo. Na 12ª colocação, o Alvinegro Praiano quer encostar na zona de classificação para a Copa Libertadores.
Com Elano, o Santos terá o retorno do atacante Bruno Henrique, que estava suspenso. O lateral esquerdo Zeca e o atacante Ricardo Oliveira, que se recuperam de lesão, também podem aparecer no time. Por outro lado, o meia Lucas Lima ainda é desfalque certo.
O Atlético Paranaense, que está na zona de rebaixamento, na 19ª colocação, ainda não venceu na competição e tem apenas dois pontos conquistados. Diante da sua torcida, a equipe do técnico Eduardo Baptista busca a primeira vitória na Série A, e contará com os retornos do zagueiro Thiago Heleno e o volante Matheus Rossetto. No ataque, Eduardo da Silva e Grafite brigam por uma posição.
100% em casa
Com ambos vindo de goleadas sofridas na última partida, Ponte Preta e Chapecoense se enfrentam para recuperar a confiança na competição. Invicto no Moisés Lucarelli com duas vitórias neste início de torneio, o time campineiro está na oitava colocação com sete pontos, enquanto os catarinenses estão em quinto com dez.
Para a partida, o técnico Gilson Kleina tem problemas para escalar a equipe. Com apenas três volantes à disposição e diversos lesionados, como Kadu, Fernando Bob, Naldo e Xuxa, além do suspenso Elton, o comandante pode recuar Léo Artur no meio de campo e escalar Renato Cajá para manter a formação da equipe.
Também goleado na última partida, na derrota por 6 a 3 para o Grêmio, a Chapecoense perdeu a liderança e a sequência de quatro partidas sem sofrer derrotas no campeonato. Na quinta colocação com dez pontos, o time do técnico Vagner Mancini terá o desfalque do suspenso Andrei Girotto, e Moisés Gaúcho será o seu substituto.
JOGOS DA 6ª RODADA
Sábado, 10 de junho de 2017
16h – Palmeiras 3 x 1 Fluminense
19h – Vasco da Gama 2 x 1 Sport
Domingo, 11 de junho de 2017
11h – Botafogo x Coritiba
16h – Vitória x Atlético-MG
16h – Avaí x Flamengo
16h – Corinthians x São Paulo
16h – Ponte Preta x Chapecoense
18h30 – Cruzeiro x Atlético-GO
19h – Atlético-PR x Santos
Segunda-feira, 12 de junho de 2017
20h – Grêmio x Bahia
CLASSIFICAÇÃO
1 – Corinthians-SP – 13 pontos
2 – Grêmio-RS – 12 pontos
3 – Coritiba-PR – 12 pontos
4 – Fluminense-RJ – 10 pontos
5 – Chapecoense-SC – 10 pontos
6 – Bahia-BA – 9 pontos
7 – São Paulo-SP – 9 pontos
8 – Vasco da Gama-RJ – 9 pontos
9 – Palmeiras-SP – 7 pontos
10 – Ponte Preta-SP – 7 pontos
11 – Botafogo-RJ – 7 pontos
12 – Cruzeiro-MG – 7 pontos
13 – Sport-PE – 7 pontos
14 – Santos-SP – 6 pontos
15 – Flamengo-RJ – 6 pontos
16 – Atlético-MG – 6 pontos
17 – Avaí-SC – 4 pontos
18 – Atlético-GO – 3 pontos
19 – Atlético-PR – 2 pontos
20 – Vitória-BA – 1 ponto
• Zona de classificação para a Libertadores
• Zona de rebaixamento