A briga pela conquista do título inédito envolvendo as equipes do Santos e Corinthians/Audax promete muita emoção. Nesta quinta-feira, às 18h30, as Sereias encaram, na Vila Belmiro, o time alvinegro pelo primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), teve a sua primeira edição em 2013. Na oportunidade, o campeão o ADECO (Centro Olímpico-SP).
Em 2014, a campeã foi a Ferroviária; em 2015, o Rio Preto, e, na temporada passada, a equipe do Flamengo-RJ. Neste ano, o torneio contou com a participação de 16 equipes divididas em dois grupos de oito equipes.
Para chegar a grande final, o Santos eliminou na semifinal a equipe do Iranduba-AM, enquanto o Corinthians passou pelo Rio Preto. Somando as três fases da competição, o time praiano disputou 18 jogos. Foram 14 vitórias, duas derrotas e dois empates, somando 44 pontos ganhos. O ataque marcou 36 gols, enquanto a defesa sofreu 13 tentos. Tem como artillheira do torneio a atleta argentina Sole Jaimes, com 16 gols.
Já o Corinthians/Audax disputou 18 jogos, com 15 vitórias, duas derrotas e um empate. O ataque assinalou 54 vezes e a defesa sofreu 10 gols. Byanca Brasil, com 15 gols, é artilheira do Timão e vice-artilheira do campeonato. Na somatória o time comandado pelo técnico Arthur Elias totalizou 46 pontos ganhos. Não bastasse, o time alvinegro chega a final também com a defesa menos vazada. O confronto de volta acontece no próximo dia 19 de julho, às 16h30, na Arena Barueri.