O selo comemorativo em homenagem aos 200 anos de Araraquara foi oficialmente lançado no último dia 22 de agosto, aniversário do município.
O selo é composto pela foto de Guilherme Bonini (da Rua Voluntários da Pátria, a Rua 5) e pela marca dos 200 Anos de Araraquara, de autoria do designer gráfico Eduardo Rodrigues da Silva, ambos vencedores do Concurso “Araraquara 200 Anos”.
A tiragem será de 180 mil unidades. O bicentenário de Araraquara integra uma seleta lista de 17 selos especiais que os Correios irão lançar neste ano.
A imagem do selo destaca a Rua 5, conhecida como Boulevard dos Oitis, um dos raros espaços públicos de Araraquara que conservam características expressivas do seu desenho original. Os oitis, trazidos do Rio de Janeiro em 1911, formam um túnel verde no ‘coração’ da cidade.
A foto e a marca foram escolhidas por meio de concurso organizado pelo Comitê Araraquara 200 Anos, dentro do conceito “Cidade Solidária e Participativa”.
Na primeira etapa, uma comissão julgadora avaliou todo o material enviado pela população e selecionou os três finalistas de cada categoria, sem ter conhecimento sobre a identidade dos autores. Foram analisadas 35 propostas de logo e 34 fotografias.
Depois, 5,6 mil pessoas participaram da votação online e elegeram a fotografia e a marca vencedora. O resultado do concurso foi divulgado no dia 30 de março.
“O selo dos Correios eterniza os 200 anos de Araraquara”, afirmou o prefeito Edinho durante a cerimônia de lançamento do selo.
O evento contou com presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do presidente dos Correios, Guilherme Campos.
“É um momento de muita alegria para todos nós. É claro que temos problemas a serem superados, mas é importante reconhecer tudo de bom que nossa cidade construiu. Os Correios deram a oportunidade de a cidade eternizar todo o esforço de um povo em um símbolo”, disse o prefeito, que agradeceu a Kassab e aos Correios “pela forma carinhosa com que trataram Araraquara”.