Todos os dez jogos da 12ª rodada da Copa Paulista acontecem neste sábado e mais cinco clubes podem se juntar a Internacional, Ferroviária e XV de Piracicaba como classificados à próxima fase. Portuguesa e Mirassol dependem apenas de si, enquanto São Paulo e São Caetano precisam e combinação de resultados, assim como o Desportivo Brasil, que folga, mas pode se garantir em caso de tropeço do Atibaia ou empate do Rio Branco.
Precisando do título para conseguir a classificação ao Campeonato Brasileiro da Série d do ano que vem e assim garantir calendário no segundo semestre, a Portuguesa está muito próxima da segunda fase. Líder do Grupo 2, com 23 pontos, a Lusa se garante matematicamente se derrotar o São Caetano às 16h, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Isso porque o Água Santa, primeiro time fora da zona de classificação, tem 16 pontos, sete menos que o clube da capital e restarão apenas dois jogos com o término da rodada.
O time do ABC, que está em segundo, com 22 pontos, também pode terminar a rodada classificado. Para isso, precisa vencer a Portuguesa e torcer por derrota ou empate do Água Santa contra o Taubaté ou do Nacional diante do Santos. Tanto o clube de Diadema, como o do Nicolau Alayon, estão com 16 pontos, no quinto e quarto lugares, respectivamente.
Além da Lusa, o Mirassol também só depende de si para garantir a classificação antecipada. O time de Moisés Egert é o terceiro colocado do Grupo 1, com 16 pontos e precisa de um simples empate contra o Linense, no estádio Gilberto Siqueira Lopes, às 19h. O time de Lins é o quarto colocado, com 11 pontos. Neste grupo, Ferroviária e XV de Piracicaba já estão assegurados na próxima fase.
O São Paulo também joga para se classificar. O time do Morumbi recebe a Internacional, no único jogo da manhã, às 10h. Em terceiro lugar, com 15 pontos, o clube de André Jardine precisa vencer e torcer por um no máximo um empate entre Rio Branco e Osasco Audax, às 15h, em Americana ou uma derrota do Atibaia para o Taboão da Serra no mesmo horário. O curioso é que essa combinação de resultados também classifica o Desportivo Brasil, que folga na rodada, mas está em segundo, com 17 pontos.
Isso acontece porque o Atibaia está com dez pontos, na quarta posição. O Rio Branco é o quinto, com nove e o Osasco Audax o sexto, com oito.
JOGOS DA 12ª RODADA
Sábado, 2 de setembro
10h – São Paulo x Inter de Limeira
15h – Água Santa x Taubaté
15h – Atibaia x Taboão da Serra
15h – Rio Branco x Audax
15h – Juventus x Portuguesa Santista
16h – Noroeste x Ferroviária
16h – São Caetano x Portuguesa
16h – Santos x Nacional
19h – Velo Clube x XV de Piracicaba
19h – Linense x Mirassol
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO 1
1 – Ferroviária – 21 pontos (8J, 7V, 10SG)
2 – XV de Piracicaba – 20 pontos (8J, 6V, 8SG)
3 – Mirassol – 16 pontos (9J, 4V, 5SG)
4 – Linense – 11 pontos (8J, 2V, -1SG)
5 – Noroeste – 9 pontos (9J, 1V, -2SG)
6 – Penapolense – 7 pontos (9J, 2V, -11SG)
7 – Velo Clube – 6 pontos (9J, 1V, -9SG)
GRUPO 2
1 – Internacional – 21 pontos
2 – Desportivo Brasil – 17 pontos
3 – São Paulo – 15 pontos
4 – Atibaia – 10 pontos
5 – Rio Branco – 9 pontos
6 – Osasco Audax – 8 pontos
7 – Taboão da Serra – 7 pontos
GRUPO 3
1 – Portuguesa – 23 pontos
2 – São Caetano – 22 pontos
3 – Santos – 17 pontos
4 – Nacional – 16 pontos
5 – Água Santa – 16 pontos
6 – Juventus – 11 pontos
7 – Taubaté – 9 pontos
8 – Portuguesa Santista – 4 pontos