InícioCidadesCidadeSuperintendente perde o cargo após polêmica com hidrômetros

Superintendente perde o cargo após polêmica com hidrômetros

DAAE iniciou troca de aparelhos e explodiram reclamações em Araraquara sobre aumentos abusivos na conta d’agua

O prefeito Edinho Silva (PT) demitiu o Superintendente do DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara, Wellington Cyro de Almeida Leite, após polêmica envolvendo a troca de hidrômetros em imóveis na cidade.

Após o início do governo petista a autarquia iniciou a substituição dos aparelhos alegando que os antigos estavam marcando uma quantidade de água muito abaixo do total consumido. Na sexta-feira, dia 29, em entrevista ao Jornal da Morada (AM/FM), Cyro afirmou que os técnicos do DAAE constataram que, em alguns casos, o hidrômetro antigo estava registrando até 60% menos, gerando uma perda de recursos para o Departamento.

Mas o contribuinte de Araraquara, que sentiu no bolso o peso do aumento na conta d’agua, não concordou com a diferença elevada no valor e passou a questionar e cobrar uma explicação técnica por parte do DAAE. Ao jornalismo da Rádio Morada, diversos moradores consideraram abusivo o acréscimo de 300% ou mais na conta, sendo que a média de consumo continuava a mesma, segundo os reclamantes.

Um morador que pagava cerca de R$ 55 por mês procurou a reportagem reclamando da conta de mais de R$ 250 após a troca do hidrômetro. "A gente procura o DAAE e nunca estamos certos", disse um morador. Cyro de Almeida Leite sempre sustentou que o aumento ocorria porque o equipamento novo é mais sensível e, por isso, marca de forma correta a quantidade d’agua consumida.

Ontem, após entrevista ao Jornal da Morada e promessa de contribuintes que sentiram prejudicados, acionarem o Ministério Público, ocorreu a primeira queda de um membro do primeiro escalão do governo Edinho Silva. Segundo informações, a troca dos hidrômetros está temporariamente suspensa.

Marcos Izidoro, de 48 anos, assume interinamente a Superintendência da autarquia. O Portal Morada não conseguiu falar com o ex-superintendente do DAAE.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas