A América do Sul parou na noite desta terça-feira, pelo menos para os amantes do futebol. É que foram definidos mais três clubes classificados para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
O Brasil já estava garantido e agora tem a companhia de Uruguai, Argentina e Colômbia. O Peru foi para a Repescagem, enquanto a decepção ficou para o Chile – fora da Copa (virou a Holanda da América do Sul).
O Peru aparece como favorito na Repescagem porque vai enfrentar a Nova Zelândia, que eliminou na Oceania a Ilhas Salomão. Ganhou por 6 a 1 em casa e empatou fora por 2 a 2. Os peruanos não vão à Copa desde 1982, na Espanha.
Decepção mesmo ficou para o Chile, em sexto lugar. Um time que formou sua melhor formação de todos os tempos, tendo sido campeão da Copa das Confederações e da Copa América depois feito bonito na Copa do Brasil.
O Paraguai teve tudo para se classificar, mas ficou em sétimo porque perdeu em casa para a lanterna Venezuela, por 1 a 0.
O Brasil confirmou a liderança, com 41 pontos, ao vencer o Chile por 3 a 0. Azar dos chilenos que terminaram em sexto lugar, com 26 pontos e estão fora da Copa da Rússia. Uma da zebras das Eliminatórias, ao lado dos Estados Unidos (campeão da Copa Ouro), na Concacaf e da Holanda, na Europa (terceira colocada no Mundial do Brasil).
Curiosamente o Chile terminou com a mesma pontuação (26) do Peru, inclusive com mais vitórias (8 a 7), mas perdeu a vaga pelo critério de saldo de gols, que tem mais peso na competição (1 a -1) para os peruanos.
O Uruguai confirmou o segundo lugar, com 31 pontos, com a esperada vitória em casa em cima da eliminada Bolívia, por 4 a 2. A Argentina ficou com o terceiro lugar, com 29 pontos, graças à genialidade de Messi, que fez três gols e chegou à marca de 60 gols pela sua seleção e recorde em Eliminatórias com 21 gols, na frente do uruguaio Suarez (20) e do argentino Crespo (19).
A Colômbia ficou em quarto lugar com 27 pontos ao empatar fora com o Peru, por 1 a 1. Mas os peruanos festejaram muito porque terminaram em quinto lugar e com a vaga da Repescagem.
Vão enfrentar a Nova Zelândia, campeã da Oceania,. Os jogos vão ser realizados nos dias 6 e 14 de novembro. A primeira lá e a segunda em Lima, capital do Peru.
Outra decepção da rodada foi o Paraguai que ficaria na Repescagem, com 27 pontos, se vencesse em casa a lanterna Venezuela.
JOGOS DA 18ª RODADA
Terça-feira, 10 de outubro, 20h30
Paraguai 0 x 1 Venezuela
Brasil 3 x 0 Chile
Equador 1 x 3 Argentina
Peru 1 x 1 Colômbia
Uruguai 4 x 2 Bolívia
CLASSIFICAÇÃO
1º Brasil – 41 pontos
2º Uruguai – 31 pontos
3º Argentina – 28 pontos
4º Colômbia – 27 pontos
5º Peru – 26 pontos
6º Chile – 26 pontos
7º Paraguai – 24 pontos
8º Equador – 20 pontos
9º Bolívia – 14 pontos
10º Venezuela – 12 pontos
• Classificados à Copa do Mundo
• Repescagem