InícioCidadesCidadePrefeitura retomará aquisição de semáforos temporizadores

Prefeitura retomará aquisição de semáforos temporizadores

Coordenadoria havia trocado equipamentos alegando alto custo de manutenção    

Depois de interromper a aquisição de semáforos temporizadores  e substituir alguns equipamentos, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana de Araraquara confirmou nessa sexta-feira (27) que retomará a compra desses semáforos. A informação é do Coordenador, Nilson Carneiro Barros.

O órgão, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, vai abrir processo licitatório para contratação de empresa para fornecimento de novos semáforos que fazem a contagem regressiva do tempo – modelo aprovado por condutores e pedestres.

Segundo Carneiro, técnicos da pasta já trabalham na elaboração de um termo de referência. O edital deve ser divulgado ainda no próximo mês. O objetivo é possibilitar a substituição dos equipamentos que apresentaram defeito e foram removidos recentemente.

Atualmente, a cidade conta com 232 temporizadores instalados em diversas vias, sendo 42 deles adquiridos pela administração anterior de uma empresa da cidade de Três Corações e 190 de uma empresa de Araraquara. As aquisições foram feitas sem processo de licitação, segundo Carneiro.

"Desses, sete apresentaram defeitos e precisaram ser removidos para manutenção. Outro foi transferido de local, atendendo uma necessidade de fluxo de trânsito. Alguns desses temporizadores já perderam a garantia e a manutenção tem um custo alto ao município, cerca de R$ 4,5 mil cada. Estamos verificando a melhor alternativa para que esses equipamentos sejam consertados, mas vamos também abrir essa licitação e adquirir novos temporizadores, com a garantia ampliada", explicou.

Segundo o coordenador, embora bastante populares, os temporizadores não constam nos manuais do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e nem está regulamentado no Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deve implantar projeto piloto por um ano para verificar o comportamento da acidentalidade com a utilização dos semáforos temporizadores. O objetivo é encaminhar esses estudos para o Contran e aguardar homologação ou não do equipamento.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas