InícioEsporteFerroviária faz primeiro jogo da final da Copa Paulista

Ferroviária faz primeiro jogo da final da Copa Paulista

Em busca de vantagem, time araraquarense encara a Internacional neste sábado em Limeira

Neste sábado, 18 de novembro, às 20 horas, a Ferroviária fará o primeiro de dois jogos válidos pela final da Copa Paulista 2017. O time araraquarense vai até o Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, onde encara a Internacional com o propósito de trazer para Araraquara uma boa vantagem para o jogo de volta, que será realizado no sábado seguinte, 25 de novembro, às 18 horas.

O confronto coloca frente a frente as duas equipes de melhor campanha no torneio. Enquanto a Locomotiva possui uma campanha de 46 pontos ao somar até o momento 14 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com 39 gols feitos e 16 sofridos, a Inter de Limeira possui 45 pontos, com 13 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, 35 gols feitos e 17 gols sofridos.

A melhor campanha, no entanto, resulta apenas na vantagem de decidir em casa e não favorece a equipe no caso de igualdade de gols após as duas partidas. Caso isso ocorra, o título será decidido nos pênaltis em Araraquara. Mas esse é um desfecho que a equipe grená prefere evitar, já que foi assim que deixou escapar o título no ano passado, quando perdeu o jogo de ida por 2 a 0 para o XV de Piracicaba e venceu o jogo de volta por 3 a 1, com o gol sofrido nos últimos minutos de jogo. Nos pênaltis, a Ferroviária viu o adversário levar a melhor por 4 a 2 e fazer a festa na Fonte Luminosa.

A boa notícia é que a presença na final já assegura a Locomotiva em uma competição nacional em 2018. Isso porque o campeão terá o direito de escolher entre uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou uma vaga na Copa do Brasil. A equipe araraquarense já disputou a Copa do Brasil três vezes – incluindo as duas últimas edições, em 2016 e 2017 – e espera dessa vez realizar o sonho de voltar a integrar uma divisão do Brasileiro e assim planejar um calendário que dure o ano todo. 

Ferroviária e Inter de Limeira se enfrentaram duas vezes nesta edição da Copa Paulista, em duas partidas válidas pela segunda fase. Os dois encontros terminaram empatados, o primeiro com o placar de 2 a 2 na Fonte Luminosa em partida disputada no dia 30 de setembro debaixo de chuva,  e o segundo, uma semana depois, em 7 de outubro, terminada sem gols em Limeira.

A delegação afeana já se encontra concentrada em um hotel na região de Limeira. Sem desfalques por lesão ou suspensão, o técnico PC de Oliveira deve utilizar a mesma escalação dos jogos anteriores e espera que sua equipe mantenha o nível de atuação que vem apresentando nos jogos fora de casa. Para ele, são vários os fatores determinantes no jogo que pode deixar qualquer uma das equipes a um passo do título. "O que vai falar mais alto na partida é o que as duas equipes fizeram e estão fazendo para este momento. Vai ganhar quem fez mais, quem treinou mais, quem se preparou mais, tem melhor estrutura, se cuidou mais, cuidou dos detalhes e quem estudou melhor o adversário", explicou PC.

O treinador espera que a equipe mantenha o comprometimento apresentado até o momento. "A obrigação de cumprir função tem sido cumprida de forma impressionante. A taxa de sacrifício vem sendo alta. São jogadores jovens e que querem mostrar serviço. Mas em uma final você precisa devolver o jogo para eles, deixar eles tomarem as decisões que só eles podem tomar e correr os riscos inerentes da profissão, da posição e da própria final", concluiu o técnico, que é um dos nomes mais consagrados do mundo no futsal e agora tenta conquistar seu primeiro título no futebol de campo.

Já a Inter de Limeira terá algumas baixas. Nikão foi expulso contra o XV e Calixto se exaltou na comemoração do gol da vitória de sua equipe e acabou recebendo o vermelho no banco de reservas. Carlão e Malcon devem ser os substitutos. O técnico João Valim valorizou a importância do duelo. "Não é à toa que a Ferroviária chegou em sua segunda final seguida. É uma equipe forte, que trabalha bem seus jogadores da base. Temos que total atenção. Fazemos fazer o primeiro jogo em casa e temos que sair com um bom resultado para ir mais tranquilo até Araraquara", salientou.

FICHA TÉCNICA

INTER DE LIMEIRA x FERROVIÁRIA
Local
: Estádio Major Levy Sobrinho, Limeira.
Data/Horário: 18 de novembro, sábado, 20h.
Arbitragem: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, auxiliado por Bruno Salgado Rizo e Alberto Poletto Masseira.

INTER DE LIMEIRA – Rafael Pin; Vinicius Pedalada, Balardim, Nikão e Calixto; Ricardinho, Marquinhos e Moisés; Tom, Lucas Douglas e Wesley. Técnico: João Vallim.

FERROVIÁRIA – Tadeu; Alisson, Luan, Elton e Daniel Vançan; Wiliam Favoni, Ikaro e Elvis; Léo Castro, Hygor e Marco Damasceno. Técnico: PC de Oliveira.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas