InícioCulturaSexta das “As Mina Tudo” é no CRM

Sexta das “As Mina Tudo” é no CRM

Festival acontece até domingo (17) com todas as atividades gratuitas

Depois da abertura de "As Mina Tudo" com a cantora Tiê no Sesc Araraquara, o festival segue nesta sexta-feira (15) com debates e um sarau no Centro de Referência da Mulher.

A programação apresenta: às 15 horas tem o debate "Pretas no Poder", com Coletivo Cadê Tereza?, Vita Pereira e Natalia Munroe; às 17 horas é a vez de "Mulheres Criando a Cena", com a participação de LaBaq e convidadas e a mediação de Ekena Monteiro; a banda Netvno e Fernanda Aimê são as atrações do Sarau "As Mina Tudo", que contará também com palco aberto, a partir das 19 horas.

 

Debates

No debate "Pretas no Poder", às 15 horas, cada uma das participantes abordará dificuldades enfrentadas em suas áreas, como a cantora Natalia Munroe que irá discorrer sobre sua história na carreira musical. "Saio aqui da zona norte e falo da realidade, de quem vêm da periferia", explica.

Já na atividade das 17 horas, "Mulheres Criando a Cena", Ekena conta que será um bate-papo que abordará a organização, criação e produção das novas cenas artísticas, que incluem coletivos e artistas do interior. "Falaremos também da cena feminista dentro da música, com a formação de coletivos e artistas do interior indo para São Paulo ou grandes centros", lembra Ekena, mediadora da atividade, que conta ainda com LaBaq e um coletivo de DJs participando e estimulando o público.

 

Sarau

A banda Netvno leva para o Sarau d'As Mina Tudo sua música autoral, formada por um grande e colorido leque sonoro, fazendo ecoar influências da MPB, do jazz, da bossa nova, do pop e do reggae.

No início do ano, a Netvno lançou seu primeiro EP, intitulado "Primeira Estação", que pode ser ouvido em todas as plataformas digitais como Spotify, Deezer e iTunes. A live session que acompanhou o lançamento do EP pode ser encontrada em no canal da banda no YouTube.

Para completar o time do Sarau d'As Mina, tem Fernanda Aimê. A compositora, cantora e instrumentista, na estrada da música transita por estilos versáteis: do baião ao trip hop, com suas veias nas raízes brasileiras. Há mais de dez anos fazendo da música sua calma, participou de vários projetos musicais, inclusive em sua cidade natal, Santo André.

Agora, neste show, Fernanda convida o público a adentrar em um universo particular, para conhecê-lo com seu projeto solo que traz um novo viés para música brasileira. Seus sons autorais e sua voz fazem embarcar em fortes sentimentos e reflexões sobre os caminhos de um verdadeiro mar de sonoridades.

 

Festival

Vale lembrar que "As Mina Tudo" acontece no período de 14 a 17 de dezembro, em alguns pontos de Araraquara, com uma programação inteiramente gratuita e evidenciando a arte e o talento feminino. A realização dessa celebração, que une diversos artistas do interior e da capital, é da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Sesc Araraquara e o coletivo "As Mina Tudo".

A programação apresenta ainda, no sábado (16), atividades no Teatro Wallace Leal, a partir das 15 horas, com uma Oficina de Áudio, com Gabi Lima; depois às 17 horas, acontece a Oficina de Composição e Letra, com Fernanda Aimê. Após as oficinas, às 19 horas tem Discotecagem com o Coletivo Eletrø Junǥle, seguida pela "Jam das Mina" às 20 horas, reunindo convidadas e uma Jam aberta. A noite fecha com o Coletivo Eletrø Junǥle voltando à cena, às 23 horas, com mais Discotecagem.

O festival se encerra no domingo, com uma grande programação na antiga Estação Ferroviária, no Centro da cidade. Com início às 17 horas, a programação reunirá música, intervenção e expositores da RolêFeira, que chega para somar na valorização da produção feminina e fazer girar a rede de economia solidária e criativa, com quase 80% dos expositores sendo formado por mulheres.

No domingo, a programação apresenta: intervenção artística Denise Zakaib "Estendendo os Fatos" (16h), "Ânima Solo" Isabela de Lima (16h), Ariel Mançanares (16h30), Carol Naine (17h30), Obinrin Trio + Andressa Brandão (18h), LaBaq (19h), Ekena (20h) e Ana Cañas (21h).

A programação completa pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara.

 

Serviço:

"As Mina Tudo" – debates e Sarau

Data: sexta-feira (15 de dezembro)

Local: Centro de Referência da Mulher (Rua Comendador Pedro Morganti, 2231 – Centro)

 

  • Programação:

– 15h: Debate Pretas no Poder com Coletivo Cadê Tereza? + Vita Pereira + Natalia Munroe

– 17h: Debate "Mulheres Criando a Cena"

Participação: LaBaq + convidadas / Mediadora: Ekena Monteiro

– 19h: Sarau "As Mina Tudo" com Netvno + Fernanda Aimê + palco aberto

 

Notícias relacionadas

Mais lidas