Após sofrerem derrotas que acenderam o sinal de alerta no Paulistão, Ferroviária e São Paulo voltam a se enfrentar neste domingo, às 17 horas, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, em jogo válido pela 9ª rodada do estadual.
A Locomotiva, que chegou a embalar uma sequência de quatro jogos sem derrotas, perdeu na última rodada para o São Caetano e passou a preocupar sua torcida pela falta de atitude mostrada durante a partida. Da mesma forma, o Tricolor sofreu duas derrotas na última semana, também de maneira apática, para Santos e Ituano, em resultados que causaram revolta nos torcedores. Assim, a vitória é vista como extremamente importante para os dois times se reabilitarem e evitarem uma crise ainda maior na reta final da primeira fase do torneio.
Técnicos conterrâneos
Os dois times são comandados por técnicos araraquarenses, que foram revelados como jogadores da Ferroviária e chegaram a atuar juntos com a camisa grená no início da década de 80. Ambos, porém, seguiram caminhos diferentes no esporte.
No comando do Tricolor está Dorival Júnior, que após pendurar as chuteiras iniciou sua carreira de treinador em 2002 na própria Locomotiva e posteriormente passou por grandes clubes brasileiros como Santos, Palmeiras, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense, Flamengo, Vasco, entre outros. Para a partida deste domingo, o treinador chega pressionado por uma série negativa e sabe que uma nova derrota pode encerrar sua passagem pelo clube do Morumbi.
Já a Locomotiva tem como comandante PC de Oliveira, que após encerrar sua carreira de jogador fez história como técnico de futsal e consagrou-se com o título mundial com a Seleção Brasileira. Sua experiência com o futebol de campo teve início no Paulistão do ano passado, quando assumiu a Ferroviária, que na ocasião lutava para escapar do rebaixamento.
Curiosamente, a estreia de PC à frente do time grená se deu justamente diante de Dorival Júnior, que na ocasião comandava o Santos. Em plena Vila Belmiro, a Ferroviária levou a melhor sobre o Peixe por 1 a 0, com gol marcado pelo zagueiro Leandro Amaro.
Posições inversas
Mesmo com ambos os times passando por uma fase turbulenta, a situação das equipes na tabela de classificação aparece inversa. O São Paulo ainda lidera o Grupo B com 10 pontos (três vitórias, um empate e quatro derrotas), mesma pontuação de São Caetano e Ponte Preta, que também sonham com a vaga. Uma derrota neste domingo pode fazer o Tricolor deixar a zona de classificação.
A Ferroviária soma 9 pontos (duas vitórias, três empates e três derrotas) e aparece na lanterna do Grupo C, atrás de Palmeiras (20), São Bento (13) e Novorizontino (11). Na classificação geral do campeonato, a Locomotiva aparece na 11ª colocação, com apenas dois pontos a mais que o primeiro time da zona de degola, que no momento é o Mirassol. Ou seja, uma derrota no Morumbi pode fazer a equipe retornar à zona de degola.
Possíveis mudanças
Dorival Júnior terá algumas baixas para compor sua escalação. Reinaldo (suspenso pelo terceiro amarelo), Jucilei (contratura na coxa direita), Anderson Martins (mialgia na região dorsal) e Morato (aprimora forma física após cirurgia no ligamento do joelho) não reúnem condições de jogo. A novidade na lista é o volante Petros, que está novamente à disposição após cumprir suspensão automática diante do Ituano.
Já PC de Oliveira conta com o retorno do lateral esquerdo Velicka, que se recuperou após sair de campo machucado contra o São Caetano. Na lateral direita, Diogo Mateus deve voltar a ocupar a vaga de Alisson. O treinador afeano realizou sua preparação em treinamentos fechados para a imprensa e só deve revelar sua escalação momentos antes da partida.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x FERROVIÁRIA
Local: Morumbi, em São Paulo;
Data/Horário: Domingo, 25 de fevereiro, 17h;
Arbitragem: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo e Vitor Carmona Metestaine;
Transmissão: Rede Globo (TV) e Rádio Cultura Araraquara (AM790);
SÃO PAULO – Sidão; Militão, Rodrigo Caio, Bruno Alves e Edimar; Hudson, Petros, Nenê e Cueva; Marcos Guilherme e Diego Souza. Técnico: Dorival Júnior.
FERROVIÁRIA – Tadeu; Diogo Mateus, Patrick, Luan e Velicka; Bruno Silva, Moacir, Elvis e Welinton Júnior; Hygor e Léo Castro. Técnico: PC Oliveira.
JOGOS DA 9ª RODADA
Sábado, 24 de fevereiro
17h – Corinthians 2 x 0 Palmeiras
21h30 – São Caetano 1 x 0 São Bento
Domingo, 25 de fevereiro
11h – Bragantino x Grêmio Novorizontino
17h – São Paulo x Ferroviária
19h30 – Santos x Santo André
19h30 – Mirassol x Ponte Preta
Segunda-feira, 26 de fevereiro
17h30 – Ituano x Red Bull Brasil
20h – Botafogo x Linense
CLASSIFICAÇÃO
Grupo A
1 – Corinthians – 16 pontos
2 – Ituano – 11 pontos
3 – Bragantino – 9 pontos
4 – Linense – 5 pontos
Grupo B
1 – São Paulo – 10 pontos
2 – São Caetano – 10 pontos
3 – Ponte Preta – 10 pontos
4 – Santo André – 8 pontos
Grupo C
1 – Palmeiras – 20 pontos
2 – São Bento – 13 pontos
3 – Novorizontino – 11 pontos
4 – Ferroviária – 9 pontos
Grupo D
1 – Santos – 14 pontos
2 – Botafogo – 11 pontos
3 – Red Bull – 10 pontos
4 – Mirassol – 7 pontos
• Zona de classificação para a segunda fase
• Zona de rebaixamento
JOGOS DA FERROVIÁRIA
17 de janeiro – Quarta-feira – 17h
Red Bull Brasil 0 x 0 Ferroviária
20 de janeiro – Sábado – 21h
Ferroviária 1 x 1 Ituano
24 de janeiro – Quarta-feira – 19h30
Corinthians 2 x 1 Ferroviária
29 de janeiro – Segunda-feira – 20h
Ferroviária 1 x 2 Botafogo
5 de fevereiro – Segunda-feira – 20h
Linense 1 x 2 Ferroviária
10 de fevereiro – Sábado – 16h30
Ferroviária 2 x 2 Santos
14 de fevereiro – Quarta-feira – 19h30
Ferroviária 2 x 1 Santo André
17 de fevereiro – Sábado – 19h
São Caetano 1 x 0 Ferroviária
25 de fevereiro – Domingo – 17h
São Paulo x Ferroviária
2 de março – Sexta-feira – 19h15
Ferroviária x Mirassol
8 de março – Quinta-feira – 17h
Ferroviária x Bragantino
11 de março – Domingo – 17h
Ponte Preta x Ferroviária