A bola rola para os times paulistas na Copa Libertadores de 2018 a partir desta quarta-feira (28), e o Estado marca presença em mais uma edição. Desde 2000, somente em um ano a competição mais importante do continente não contou com um representante bandeirante.
O Estado de São Paulo marcou presença em todas edições neste período, com a exceção de 2013. Foram três títulos para os paulistas – conquistados por São Paulo, Santos e Corinthians – e outros quatro vice-campeonatos entre Palmeiras, São Caetano, o Alvinegro Praiano e a equipe do Morumbi.
Com esta quantidade de troféus levantados recentemente, iguala países como Colômbia e Paraguai, que conquistaram três cada desde o início da competição, e supera outros como Chile e Equador (ambos com um) e México (nenhum). Com oito no total, os paulistas também têm a mesma quantidade que o Uruguai, que dominiou o cenário sul-americano em meados do século XX ao lado dos argentinos.
Neste intervalo de tempo, São Paulo e Corinthians foram os clubes que mais marcaram presença na Libertadores, com 10 participações. Em seguida, Palmeiras e Santos empatados com nove. O São Caetano participou em três oportunidades, enquanto Paulista e Santo André marcaram presença em uma edição cada.
Desde a primeira edição realizada, em 1960, o Estado teve representante em 42 das 58 edições, ou 70% delas. No topo do cenário nacional, o Tricolor e os alviverdes estão empatados com 18 participações e igualados com o Grêmio. Corinthians (14), Santos (14) e Guarani (3) completam a lista, além dos já citados São Caetano (3), Paulista (1) e Santo André (1).