O Coordenador de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Edu Gaspar, finalizou a programação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo com novidades. Antes de fazer sua estreia no mundial, a equipe comandada por Tite entrará em campo nos dias 3 e 10 de junho contra a Croácia e a Áustria, respectivamente. As partidas serão na Inglaterra, em cidade a ser definida, e em Viena. Vale salientar que a Seleção fará dois amistosos nos próximos dias, contra a Rússia na próxima sexta-feira (23) e Alemanha na terça-feira (27).
As datas estabelecem um padrão que faz com que a Seleção entre em campo semanalmente, criando um ritmo de trabalho e de jogo, ciclos que culminam na estreia da Copa no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov.
Além dos amistosos, está oficializada a parceria com o Tottenham FC, que disponibilizará sua infraestrutura para os treinos da equipe a partir do dia 28 de maio. A Seleção terá à sua disposição academia, sala de natação, dois campos de tamanho oficial além de um hotel recém construído dentro do próprio CT.
Uma preocupação da comissão técnica foi minimizar o tempo em trânsito entre hoteis e centros de treinamento. Assim, o planejamento envolvendo Granja Comary, Londres e Sochi mostra um padrão de trabalho que prioriza a qualidade de treinamento e a rápida recuperação do atleta.
Adversários dos amistosos
Segunda colocada do Grupo I nas eliminatórias europeias, a Croácia classificou-se para a Copa da Rússia na repescagem ao vencer a Grécia por 4 a 1 na primeira partida e empatar sem gols no segundo jogo. No Mundial estará no Grupo D ao lado de Argentina, Islândia e Nigéria.
A Áustria não conseguiu a classificação para a Copa. Nas eliminatórias ficou em quarto lugar no Grupo D atrás de Sérvia (adversária do Brasil na terceira rodada), Irlanda e País de Gales.