InícioEsporteBrasileiro da Série D começa neste sábado

Brasileiro da Série D começa neste sábado

Torneio inicia neste fim de semana com paulistas de olho em firmação nacional

Com cinco paulistas envolvidos, começa neste final de semana a décima edição da Série D do Campeonato Brasileiro. Ferroviária, Linense, Mirassol, Mogi Mirim e Novorizontino jogam para firmar-se no cenário do futebol nacional, garantindo calendário mais forte para toda a temporada de 2019 e galgando posições rumo à elite.

Na história da competição, disputada desde 2009, quatro equipes paulistas conquistaram o acesso à Série C. Destas, apenas o Mogi Mirim, que subiu em 2012, retornou ao quarto escalão nacional no ano passado. Oeste e São Bento, que subiram em 2011 e 2016, respectivamente, jogam a Série B nesta temporada, enquanto o Botafogo -que subiu em 2015- está na Série C.

Para estar na Série C do Campeonato Brasileiro do ano que vem, Ferroviária, Mirassol e Novorizontino apostam no embalo do estadual, onde fizeram campanhas satisfatórias. Por outro lado, Linense e Mogi Mirim terão de superar os rebaixamentos à Série A2 e Segunda Divisão para se reerguer na temporada.

Quadrifinalista

Terceira melhor equipe da primeira fase do Paulistão 2018, o Novorizontino não teve chances diante do Palmeiras nas quartas de final após perder os dois jogos por 3 a 0 e 5 a 0. No entanto, o saldo da campanha foi positivo e, embora jogadores de destaque tenham saído, a base do time foi mantida.

Agora sob o comando do técnico Ito Roque, o time que integra o Grupo A13 ao lado do Americano-RJ, Atlético-ES e Uberlândia-MG teve ter a seguinte formação como time base: Oliveira; Lucas Newiton, Guilherme Teixeira, Éder e Thallyson; Jonathan Lima, Jocinei e Milton Júnior; Cléo Silva, Juninho e Francis. A estreia será na segunda-feira, 23, às 15h, diante do Americano, em Campos.

Eliminados precocemente

Ferroviária e Mirassol fizeram campanhas diferentes no Paulistão 2018, mas acabaram caindo na primeira fase. O time de Araraquara ainda teve bons momentos, mas não chegou a lutar fortemente por uma vaga nas quartas de final. O Mirassol, por sua vez, escapou da queda à Série A2 de 2019 somente na última rodada.

Ambos, porém, mantiveram seus treinadores. PC Oliveira deve ter o time-base da Ferroviária com Gabriel Leite; Vinícius, Lucas Pajeu, Luan e Bruno Ré; Matheus Cancian, Ikaro, Elton e Elvis; Gilsinho e Eliandro. Por sua vez, Moisés Egert deve ter o Mirassol com Ygor Vinhas; Danilo Boza, Wellington Silva, Matheus Felipe e Samuel Belbino; Luís Oyama, Guilherme Castilho, Léo Baiano e Matheus Gabriel; Vinicius Tidão e Lucas Rodrigues.

Em casa, o time de Araraquara entra em campo primeiro, já que recebe o Novo Hamburgo, no sábado, às 19h. No domingo, às 16h, também jogando em casa, o Mirassol joga contra o Nova Iguaçu.

Rebaixados

Penúltimo colocado no Paulistão Itaipava e rebaixado ao Paulistão A2 de 2019, o Linense tem na Série D a chance de salvar a temporada. Para tanto, trocou o comando técnico, já que o ex-goleiro Júlio Sérgio assume a equipe. Com alguns remanescentes do estadual, o time deve ter a base formada com Igor; Pacheco, Leandro Silva, Samuel e Cesinha; Ricardo, Maycon, Rafael Tavares e Thiago Humberto; Giovanni e Matheus Nolasco.

Lanterna do Paulistão A3 com apenas uma vitória em 19 jogos, o Mogi Mirim terá missão complicada na divisão nacional. Efetivado, o técnico Carlos Júnior deve ter a equipe formada com Hotton; Romarinho, Éder Baiano, Marcelo Felber e Glécio; Anderson, Alexandre Gaúcho, Diogo e Pedro; Caio e Americano.

O time de Lins faz a sua estreia diante do Madureira, no Rio de Janeiro, no sábado, às 15h, enquanto o Mogi Mirim enfrenta o Prudentópolis, no Paraná, às 17h do domingo.

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas